Rammstein reúne 51 mil pessoas em Madri apesar da polêmica

Madri, 23 de junho (EFE).- Chamas e fogos de artifício tomaram conta do estádio Cívitas Metropolitano de Madri nesta sexta-feira com a apresentação da banda alemã de metal industrial Rammstein, que não percebeu a recente polêmica de abusos de bilheteria cometidos por seu líder, Till Lindemann.

Em 14 de junho, o Ministério Público de Berlim confirmou a abertura de processo contra Lindemann pelo escândalo de denúncias de abuso sexual e de poder contra alguns simpatizantes do grupo, que se tornaram públicas nos últimos meses.

No entanto, as denúncias e o escândalo gerado não detiveram as 51 mil pessoas que, segundo a organização, compareceram ao Metropolitan, muitas delas de outros países europeus, quando o grupo berlinense regressou a Espanha após os 10 anos.

Também não houve protestos à entrada do concerto, como já aconteceu noutras ocasiões, nem qualquer menção da banda alemã, que quase não trocou palavras com os presentes.

Lindemann, com um fato de cabedal preto e uma maquilhagem que realçava a aura sinistra da sua personagem, foi encarregado de conduzir um concerto em que a pirotecnia e o fogo foram constantes ao longo das duas horas de duração. .

O ‘show’ dançou entre o excessivo e o macabro em certas cenas do show, em que um grande carrinho de bebê queimou por dentro durante a música ‘Puppe’.

Aliás, ousaram pulverizar, primeiro com um lança-chamas e depois com um canhão, um dos integrantes, que se refugiou num balde à prova de fogo para evitar maiores estragos, escondendo-se e vigiando numa espécie de jogo infantil da morte que o público gostava entre rostos de espanto.

Os alemães exibiram um grande repertório de canções lendárias de vários álbuns do final dos anos 90 e início dos anos 2000, sua época de ouro, como ‘Mein Teil’, ‘Ohne Dich’, ‘Radio’, ‘Mein Herz brennt’ ou ‘Bestrafe mich’ . ‘, fazendo cada uma das frases cantar em uníssono, num espetáculo ensurdecedor.

Mas foi ‘Du hast’ e seu inconfundível teclado sintetizado que chocou os 51.000 moradores da Cívitas Metropolitana, que viram um bando de pássaros sobrevoar em forma de fogos de artifício e romperam com as últimas pontadas de autocontrole.

E ‘Sonne’, outro clássico, transformava o estádio nas portas do inferno, com um jogo de chamas que elevava a temperatura a cada pequena explosão coincidindo com as batidas do baixo, que faziam sentir cada baforada de fumaça. pulmões.

Também teve tempo de voltar à cena eletrônica em Berlim com o remix industrial techno de ‘Deutschland’, que deu uma nota descontraída e dançante em meio ao trovejar das guitarras elétricas, que voltaram a interpretar a música original, uma das mais celebradas por os participantes, continuamente animados pelos músicos.

E canções como ‘Ausländer’, ‘Du riechst so gut’, ‘Pussy’, ‘Rammstein’ ou ‘Zeit’ não ficam de fora, esta última incorporando um piano que acalmou momentaneamente os ânimos dos presentes.

A banda despediu-se com ‘Ich will’ e ‘Adieu’ com a enésima explosão de fogo-de-artifício e encerrou a escala em Madrid, para agora dar início à digressão europeia em estádios, que passará por Portugal, França, Itália, Holanda, Polónia, Alemanha, Hungria, Áustria e Bélgica.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."