Relatório sobre a desinformação em Espanha e Portugal

Como parte da nossa exposiçãoNotícias falsas. a fábrica de mentiras que pode ser visitado no Espacio Fundación Telefónica de Madrid até 19 de novembro de 2023, apresentamos os resultados do relatório Análise do impacto da desinformação nas esferas política, económica, social e de segurança, modelos de governação e boas práticas: os casos de Espanha e Portugal”. em colaboração com o Instituto Real Elcano.

A desinformação não é apenas o inverso da sociedade da informação global, mas também um dos maiores problemas sociopolíticos enfrentados por governos e sociedades em todo o mundo, especialmente diante de processos que, como as eleições, oferecem a oportunidade de gerar e modular climas de opinião com pouco tempo para revertê-los.

Em menos de uma década, vários países ao redor do mundo integraram a desinformação em suas estratégias híbridas contra seus adversários. A União Europeia desenvolveu, portanto, muitas ferramentas para combater as campanhas de desinformação, mas também para melhor entendê-las e avançar para uma maior resiliência social face às estratégias híbridas nas redes digitais.

Em Espanha e Portugal, um grupo de mais de vinte instituições entre universidades, centros de investigação e alta tecnologia ou verificadores iniciou o projeto há dois anos IBERIFICADOR -no Observatório Europeu de Mídia Digital financiado pela Comissão Europeia – cujos trabalhos terminam, inicialmente, nestas semanas, e que tem estudado o fenómeno da desinformação na Península Ibérica.

Ele Instituto Real Elcano tem sido responsável pela coordenação do estudo da dimensão geoestratégica da desinformação em Espanha e Portugal e do relatório que se apresenta neste momento no nosso Auditório, que pode ser consultado na íntegra no site da Iberifier.

PROGRAMA:

12h Boas-vindas e apresentação

12h05 Mesa redonda

• Anjo BadilloPesquisador Sênior de Língua e Cultura Espanhola, Elcano Royal Institute.
  • Maria Jose RementeriaChefe das equipes de análise de links sociais, BSC
  • Carlos Franganillojornalista e apresentador Telediario 2ª Edición, TVE
  • Clara Jiménez Cruzjornalista e CEO da Maldita.es.
  • Moderados: José João RuizPresidente, Instituto Real Elcano

13h30 Perguntas do público e encerramento.

Para assistir ao encontro, pode reservar o seu bilhete aqui. A entrada será permitida até que a capacidade total seja atingida.

Você também pode apreciá-lo no link da nossa biblioteca de mídia e como um link de podcast nas principais plataformas.

Este evento será interpretado em LSE, pode ser seguido em transmissão abertamente neste site e nas redes com hashtags #iberify E #FightDisinformation.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."