Resumo, gols e destaques da Real Sociedad

Às 23h21

ESSE

A Arena Reale vai enchendo aos poucos, as pessoas correm porque os bares ao redor são infinitos. Calma, não estamos com tanta pressa. Após meia hora de partida, o estádio estava praticamente vazio. Aos poucos e um quarto de hora depois da partida, tocou ‘Sweet Caroline’ de Neil Diamond em versão discoo errado, e as arquibancadas começaram a esquentar a garganta. As equipes já fazem isso com as pernas há algum tempo. Quando o nome de Iñigo Martínez soou no sistema de alto-falantes, o apito teve uma dedicatória especial.

De repente, às dez para as nove, as luzes se apagam, as lanternas dos celulares se acendem e ressoam os acordes de Queen, início de Pretty Woman, Rolling Stones, AC/DC, Nirvana… Um medley variado sem parar. nenhum acabamento proposto por um violonista localizado no círculo central. As bandeiras “txuri urdin” tremulavam na beira do campo e os jogadores aguardavam o seu momento. Antes, tocava o hino da Royal Society e eles exibiam seus lenços. Finalmente. Deixe a bola rolar!

O Real saiu como o Barça contra o Real Madrid há uma semana, comendo o rival, se firmando melhor em campo e acelerando. Durante a primeira parte, com exceção de alguns minutos, muito poucos e insuficientes, a equipa de Imanol Alguacil dominou. Quando trinta segundos não foram alcançadosGavi perdeu uma bola e Ter Stegen evitou um gol marcado de Barrenetxea, mas antes do terceiro minuto já havia repetido contra o goleiro alemão Oyarzábal, após transferência desastrosa de Koundé, e Merino, após escanteio.

O Barça parecia perdido e, pior ainda, não encontrava carta para atacar o rival, que era muito mais inteligente e intenso em tudo que fazia. Kubo testou Ter Stegen novamente após vinte minutos. A melhor oportunidade do Barça, entretanto, foi uma investida de Gavi para a área que se transformou num passe para trás fraco. O primeiro remate veio de Kooundé e o segundo de Cancelo. Ambos de fora da região. Tudo está dito. Quando o Real pressionou, o Barça sofreu. Pelo contrário, eles nem fizeram cócegas. Antes do intervalo, Lewandowski pediu pênalti e João Félix fez o mesmo. A acusação contra os portugueses não permitiu discussão, mas a cobrança de pênalti a favor do Barça deveria ser punida com a geladeira. Mas no final das contas foi uma anedota porque o Barça saiu vivo de um primeiro tempo que merecia perder.

Se há vida, há esperança

Pelo menos é o que dizem porque o jogo, depois do intervalo, decorreu segundo o mesmo cenário, só que o Barça entendeu que estava farto de se movimentar, que estava em Donosti para jogar futebol. Aquele ponto extra de intensidade que o time colocou ajudou a empatar um pouco mais o jogo, mas não foi suficiente. Assim entendeu Xavi, que eliminou Lewandowski e Fermín López para trazer Ferran Torres e Pedri.. A sua simples presença deu outro ar, outro aspecto, mais reconhecível e, em última análise, desejável.

Foi apenas uma miragem. A Real Sociedad voltou a ganhar a bola e tomou posse, segurando na área de Ter Stegen. Não com o perigo do primeiro tempo, mas tocando constantemente no rosto do Barça. Xavi fez mais uma jogada e colocou Raphinha e Lamine Yamal. não havia nada para fazer. O futebol blaugrana vivia um engarrafamento de dimensões bíblicas, o Take era um perigo constante vindo da direita e o público sentia o gol. O Barça era um time com promessas incompletas. Menção especial deve ser feita à falta de respeito demonstrada pelos árbitros para com Lamine Yamal, que não é assobiado para falhas meridianas muito claras. Incompreensível.

O povo de San Sebastian era melhor nas linhas gerais e não gerais. Na verdade, eles provavelmente mereceram vencer. É verdade, mas este desporto não entende os méritos e, ao contrário do que aconteceu no clássico, o resultado foi mais favorável ao Barça do que o futebol apresentado. Ferran Torres participou bastante no final, mas sem sucesso. Gavi também teve, muito claro após passe de Pedri. E Araujo testou Remiro de longe. Tudo isso finalmente aconteceu, muito pouco porque, apesar da vontade colocada nos últimos minutos, a Real Sociedad, se fosse o boxe, teria vencido por pontos.

Mas o futebol é assim e o Barça, no seu último suspiro, acreditou muito mais. Acima de tudo, Araujo acertou em cheio, cabeceando um cruzamento de Gündogan para a rede. O bandeirinha, de forma incompreensível, ergueu a bandeira. Esses detalhes são assustadores. O VAR, bendito VAR, fez justiça e os homens de Xavi saíram de campo com a sensação de terem vencido uma partida que, durante 85 minutos, parecia impossível.