“Somos candidatos a vencer a Liga dos Campeões, não favoritos”

30/11/2023 às 8h00

ESSE

Ele Barça A sua jornada na Liga dos Campeões começa esta quinta-feira (20h) com a visita do Escola secundária de esportes no Palau Blaugrana. Os comandados de Edu Castro estreiam-se apenas cinco dias depois de vencer a equipa galega na Parlem Ok Liga (6-0) com a necessidade de entrar bem num grupo complicado, que completa o Barcelona e a Forte dei Marmi.

Para analisar a partida, João Rodrigues esteve presente no SPORT, onde analisou o forte início de campanha da equipa, a situação do clube e o seu futuro no Barcelona.

Perguntar: João, foi um bom início de temporada, vencendo a Supertaça e liderando a Liga OK. Que sentimentos a temporada deixa em você até agora?

Resposta: Muito bom. Principalmente em termos de jogo, apesar de termos tido jogos difíceis e lesões de jogadores importantes, a equipa respondeu muito bem e alcançámos os nossos objectivos até aqui.

Vencer no campeonato custa um pouco mais do que o normal, principalmente fora de Palau. Com o que você compara esse fator?

Fora de casa é sempre muito difícil vencer na Ok Liga. Além disso, tivemos algumas das visitas mais complicadas como Sant Sadurní, Calafell ou Voltregà. São pistas sempre difíceis para conseguir os três pontos, tanto que contra o Noia não conseguimos. Que os resultados sejam tão próximos é normal. Fizemos bons jogos e é isso que levamos para continuarmos na mesma linha que considero a correta.

Se é difícil vencer fora no campeonato agora que a Liga dos Campeões chegou, fica ainda mais difícil. Isso já foi visto no ano passado com um grupo muito parecido com este ano. Para onde você acha que vão as chaves na Europa?

Temos um grupo muito complicado. O objetivo é ser o primeiro, mas sabemos o quão difícil é num grupo como este. O segredo é garantir os jogos em casa e principalmente nesta quinta-feira. Começar bem em casa contra o Liceo e somar três pontos seria vital para nós. Convidamos todos a virem a Palau e ajudarem a equipa.

Um Liceo que enfrentaste há apenas cinco dias no campeonato. Você espera um time parecido ou acha que a Liga dos Campeões pode trazer algo especial para eles?

Não creio que possam fazer nada muito diferente do que fizeram outro dia. Não há segredos entre as duas equipes. Esta será a terceira vez nesta temporada e creio que não será muito diferente, embora o resultado possa ser. Tentaremos repetir o que já fizemos no sábado e com certeza será muito divertido jogar como todos os Barça – Liceo são.

O resultado de sábado os torna mais perigosos?

Sim, acho que em termos de atitude pode ser diferente da parte deles. Ficará magoado depois do resultado do outro dia e com certeza sairá querendo mudar. Sabemos disso e estamos em alerta para alcançar a vitória. Eles estão lesionados e será um jogo diferente porque estão lesionados, mas o nosso objetivo é repetir as coisas para que corra igual ou melhor que sábado.

Já são cinco anos sem vencer a Liga dos Campeões. Conseguir isso pode ser considerado uma obsessão?

Não. A verdade é que não é uma obsessão. Estamos fazendo as coisas muito bem e acho que não é justo dizer que não ganhamos há cinco anos porque só disputamos duas edições normais. Desde a última vitória do Barça, perdeu uma nos pênaltis e no ano passado na prorrogação, em uma partida muito disputada contra o Porto. Sempre que houve uma Liga dos Campeões no formato normal, respondemos bem e penso que foram boas campanhas.

Além disso, o poder passou agora para Portugal e as pessoas comparam o Barça às equipas portuguesas que venceram. E isso não é justo, porque nem sempre a mesma equipa ganhava, mas sim de forma diferente e colocava o Barça contra todos os portugueses.

Esta edição conta com até sete equipas portuguesas. Você acha que pode estar no nível deles ou já os vê como um nível acima?

Nos vemos com eles sem dúvida, mas não somos favoritos. Somos candidatos a vencer. Porto e Benfica são os grandes favoritos e depois há outro grupo com Sporting, Barça, Oliveirense e Forte dei Marmi que são os outros grandes candidatos. Mas obviamente Porto e Benfica estão na frente. Têm uma equipa para escolher jogadores diferentes todos os fins-de-semana e isso é um factor muito diferenciador.

Referiu a questão das lesões sofridas, o que acentuou a mudança de dinâmica que o clube tem feito nas secções, ao apostar mais nos jovens talentos. Como é visto de dentro do vestiário?

O clube tem um time juvenil bom o suficiente para alimentar o time titular juvenil. Desde que tenham talento não há problema e as gerações que vêm são muito boas. Dentro de alguns anos, certamente serão as referências deste esporte. Se o Barça conseguir mantê-los e dar-lhes o que precisam, marcarão uma era para o clube.

Quanto ao seu futuro, seu contrato termina no próximo ano. A ideia continuará aqui?

Tudo está aberto. Sair é uma possibilidade, mas veremos o que acontece no final. O que posso garantir é que é uma experiência incrível, muito melhor do que eu poderia ter pedido e jamais teria imaginado.

Finalmente, estamos prestes a encerrar o ano. Um desejo para 2024?

Em geral, saúde e paz para todos. A nível desportivo, que o Barça ganhe tudo.