A meia-maratona e os 10 quilómetros têm 926 inscritos

A XXXIV meia-maratona ‘Ciudad de Talavera’ e a XIII 10 km ‘Ciudad de la Cerámica’, que se disputam este domingo, bateram todos os recordes, já que há um total de 926 inscritos, dos quais 408 pertencem à primeira e 518 por segundo nos 10.000 metros.

Não é de estranhar que o clube organizador, UDAT, esteja mais do que satisfeito. Assim se expressou o vice-presidente, Andrés Vega, em declarações a este jornal: “Estamos muito satisfeitos com a forma como decorreu todo o processo. O objetivo era bater o recorde de inscrições, que girava em torno de 800; encerradas as inscrições podemos confirmar que assim será com 926 participantes entre as duas provas”. Explicou que nas edições anteriores “a meia maratona teve entre 250 e 300 atletas, o que, acima de tudo, nesta prova foi um reforço importante”.

Ele considera esse aumento significativo devido a questões de “planejamento do atleta”. Porque o Circuito de Talavera foi aprovado no ano passado pela Real Federação Espanhola de Atletismo, embora Andrés Vega recorde que “até duas ou três semanas antes da prova não podíamos anunciá-lo, para que as pessoas de fora, talvez, não soubessem. Ele sabia com bastante antecedência.” Já neste 2022, “desde agosto quando abrimos as inscrições, as pessoas contavam com isso e estava no calendário da Real Federação Espanhola de Atletismo, o que motivou a vinda de muitos atletas estrangeiros, principalmente na meia-maratona”. Além disso, o percurso é totalmente plano e passará pelo centro da cidade, como a Plaza del Pan y del Reloj ou Trinidad.

Chegarão atletas de 25 províncias; o maior é Toledo com 615, seguido de Madrid com 203; enquanto outros locais representados serão Tenerife, La Coruña ou Huelva. Tem até um atleta boliviano: “Não sei se mora na Espanha e se se inscreveu; e chegará outro de Portugal”.

Claro que a UDAT será o maior clube com 20 ou 30 atletas nas provas absolutas mais os que participam nas categorias menores: “Vamos encher as ruas com o azul Talavera que caracteriza as nossas camisolas”.

Quanto aos favoritos para vencer a meia maratona, os vencedores da edição de 2021 David Magán e Carmen Mendoza. Quanto aos 10 quilômetros, entre os candidatos à vitória está o marroquino Abderraman Aferdi.

A largada da meia maratona será às 9h30 no domingo e a corrida de 10 quilômetros às 9h45; ambos na Avenida Juan Carlos I, em frente à piscina climatizada. A entrega dos peitorais será realizada na loja Decathlon, no Parque Comercial El Golf, aos sábados das 11h00 às 14h00 e das 17h00 às 19h00. Os corredores de fora de Talavera poderão recolher os seus peitorais no dia da prova, das 08h00 às 09h00 junto à zona de largada.

De notar que todos os corredores que terminarem a meia-maratona e os 10 quilómetros terão pela primeira vez uma medalha de ‘finisher’: “É uma mais-valia que se dá à prova”.

categorias menores. Terminadas as corridas seniores, às 12h00 terão lugar as corridas das categorias inferiores. As inscrições encerraram ontem à noite e com certeza chegarão a 300 participantes. No total, portanto, serão cerca de 1.200 atletas que se encontrarão no domingo em Talavera. “Depois da San Silvestre, será a corrida mais numerosa, com a Cruz das Escolas”.

A meia maratona e os 10 quilômetros são organizados pela prefeitura e pela UDAT; Ele tem a direção técnica da Evedeport.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."