A XXV Feira do Livro 2023 e seus números

Por: José Rafael Sosa

A XXV Feira Internacional do Livro de Santo Domingo (FILSD 2023), desde sua abertura na quinta-feira 24 de agosto até seu encerramento no domingo 3 de setembro, apresenta uma oferta de 450 atividades, 53 escritores internacionais, 23 criadores literários dominicanos da diáspora, 88 escritores nacionais , seis pavilhões temáticos, 22 países convidados e onze universidades participantes.

A XXV Feira do Livro, dedicada à escritora, poetisa, ensaísta, crítica de arte e romancista Jeannete Miller (Prémio Nacional de Literatura 2015) e cujo país convidado é Israel, assenta no lema Há um livro para todos. Estreia na quinta-feira, 24, no Teatro Nacional, com uma encenação, dirigida pelo ministro da Cultura, Milagros Germán.

A feira terá seis pavilhões temáticos: Jeannette Miller, Israel, (com espaço no Museu Nacional de História e Geografia), Azul da Poesia, Identidade e Cidadania, Imaginação (voltado para a tecnologia, com a ajuda do Google), Cinema e literatura, autores dominicanos e leitura de animação e quadrinhos.

Haverá também uma Sala de Universidades (onze no total), a Sala de Reuniões (para facilitar o intercâmbio de editoras internacionais e nacionais com autores, entre outros tipos de intercâmbio) e a Sala de Literatura.

Fisicamente, o grande festival do livro projetará uma imagem diferente: evitou erguer os muitos pavilhões caros de instituições oficiais e comerciais que só foram utilizados durante os dez dias do evento, para promover para cada instituição ou empresa, seus serviços ou objetivos de marketing .

A feira está de volta à Plaza de la Cultura, deve servir seus milhares de visitantes para descobrir os edifícios renovados de seus museus, o Museu Nacional de História e Geografia, Arte Moderna, o Museu do Homem Dominicano e outros.

Editoras e livrarias serão instaladas em uma estrutura climatizada, localizada no Paseo de la Lectura (localizado ao lado do Museu de Arte Moderna) para exibi-las em um único espaço comum.

Este layout vai poupar tempo aos visitantes ao encontrar a oferta de livros e os pavilhões num único espaço comum, permitindo-lhes ter mais tempo para visitar os museus e assistir às apresentações.

No novo design, foram estabelecidos pontos específicos para a venda de alimentos e bebidas ao público, um dos elementos mais criticados anteriormente.

A feira em números

Haverá representações de 20 países irmãos: Argentina, Israel, Cuba, Espanha, Uruguai, Nicarágua, Angola, Portugal, México, Colômbia, Chile, Costa Rica, Porto Rico, Estados Unidos, Canadá, Peru, Hungria, Romênia, Itália, Guatemala, Brasil e São Martinho.

A feira reúne 23 escritores dominicanos da diáspora dos Estados Unidos, Espanha e outros pontos do exterior; 16 novos títulos distribuídos pela Editora Nacional em tiragens impressas de mil exemplares cada.

São onze universidades participantes, 80 líderes de workshops e gestores culturais que farão conferências para compartilhar aspectos da literatura da casa.

É impressionante que o Haiti, o país mais próximo da RD, não esteja lá, mas é preciso admitir que, com seus problemas de ingovernabilidade, era altamente improvável que lá estivesse.

O Bónus do Livro, programa nascido de outros esforços, volta a ter eficácia em benefício dos livreiros aderentes aos quais serão adquiridos exemplares, que serão posteriormente repassados ​​a milhares de alunos, cidadãos e professores.

Eventos recomendados

Na segunda-feira, 28 de agosto, às 15h45, no Salão das Universidades – Sala de Conferências, será oferecida a conferência “Raquel Peña: Vida Acadêmica e Experiência do Estado”, com a presença do Vice-Presidente da República.

Segunda-feira, 28 Pavilhão Identidade e Cidadania – Apresentação do livro Conte-me sua história com os apresentadores: Reina Rosario e Rey Andújar, produto do prêmio convocado entre os dominicanos da diáspora.

Para as crianças, haverá oficinas de origami, conduzidas pela Dominican Origami Society, com Melvin Lamarche como animador.

A Academia Dominicana de Jornalistas de Arte e Entretenimento está organizando um simpósio em homenagem ao poeta e compositor cubano Polo Montañez, com Huchi Lora, Alfonso Quiñones e José Rafael Sosa, como moderador, no dia 29 de agosto, às dez horas da manhã.

E em evento à parte, a Associação dos Cronistas de Arte (ACROARTE) apresenta uma discussão sobre o livro de Joseph Cáceres: Arte Nacional, 50 Anos de Crônicas de Arte. Será domingo, 3 de setembro, às cinco horas da tarde, o último dia da Feira com a participação do autor do livro, Máximo Jiménez, seu editor da ACROARTE e o colunista veterano Carlos T. Martínez.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."