A Mercadona doou mais de 10.500 toneladas de alimentos no primeiro semestre de 2023

mercadona deu mais do que 10.500 toneladas de necessidades básicas até agora este ano e alargou a rede de entidades sociais com as quais colabora, tanto em Espanha como em Portugal.

Os dons, que são os equivalente a 174.200 cestas, destinaram-se às mais de 650 entidades sociais em Espanha e Portugal com as quais a empresa colabora. De facto, nos últimos 6 meses, a Mercadona alargou a sua rede de colaboração ao agregar 140 novas entidades sociais de diversas geografias de Espanha e Portugal, o que melhorou consideravelmente a estrutura da ajuda oferecida pela empresa.

Além disso, a Mercadona apoia outras iniciativas organizadas pelos Bancos Alimentares de Espanha e Portugal, como a “Grande Arrecadação” ou as “Operações Quilo” nas quais colabora fazendo um donativo monetário à caixa, facilitando os seus recursos humanos e logísticos . Com efeito, na última Operação Quilo em que participou, a empresa colocou 1.619 lojas à disposição dos Bancos Alimentares.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de RSE da Mercadona

A Mercadona, no compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, desenvolve o seu plano de responsabilidade social, que aborda a componente social e ética através de diferentes linhas de atuação sustentável que reforçam o seu compromisso com o crescimento partilhado. Por exemplo, colabora com 27 fundações e centros profissionais para decorar suas lojas com murais de trencadíselaborado por mais de 800 pessoas com diferentes graus de deficiência.
Outro eixo estratégico do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental.

Para tal, a Mercadona dispõe de um sistema de gestão ambiental próprio, baseado nos princípios da economia circular e centrado na otimização da logística, eficiência energética, produção sustentável e bem-estar animal, gestão de resíduos e redução do plástico. Além disso, atua no Projeto Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar em nossas cidades por meio de caminhões e vans movidos a tecnologias mais limpas e eficientes.

A Mercadona é membro desde 2011 do Pacto Global das Nações Unidas para a defesa de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, normas trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.

Todas as informações neste vídeo.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."