Aplicação para ajudar pessoas com deficiência em Portugal – Notícias de tecnologia – Tecnologia

Ele tinha 18 anos quando um acidente o deixou tetraplégico após uma pancada nas costas ao pular na praia. Mas este episódio não impediu Ricardo Teixeira, natural de Lisboa (Portugal), de realizar os seus sonhos. Já se passaram 20 anos desde o incidente e hoje ele já é dono de 7 empresas nas áreas de publicidade, transformação digital, imobiliário e investimentos (e diz que quer mais). Sua história é um exemplo da importância da perseverança e da paciência no início. “Sonhe, faça e persevere”, ele responde quando questionado sobre as chaves do seu sucesso.

Aliás, um dos seus projetos mais recentes está ligado a um tema que o afeta diretamente: a falta de acessibilidade nas cidades para pessoas com deficiência. Ele decidiu fazer algo quando percebeu que seu tempo com a família estava sendo “destruído” ao frequentar restaurantes onde não havia infraestrutura adequada para sua mobilidade.

Minha esposa e eu fomos comemorar nosso aniversário em um restaurante. Eles nos disseram por telefone que tinham um bom acesso para cadeirantes, mas quando chegamos foi um salto gigantesco. Essa situação foi muito chata porque são coisas que prejudicam os bons momentos em família”, disse ele em entrevista ao EL TIEMPO.

Foi aí que teve a ideia de criar o +Acesso, uma aplicação através da qual qualquer utilizador em Portugal pode informar se um estabelecimento, edifício, infraestrutura ou via pública apresenta as condições de acessibilidade necessárias para pessoas com deficiência.

“É uma ferramenta que permite que todos estejam bem informados e também possam denunciar. São necessários dois ou três cliques e é feito em um ou dois minutos”, diz ele. É melhor que os relatórios cheguem directamente aos governos e às instituições responsáveis ​​pela monitorização.

O aplicativo funciona de forma semelhante à mecânica estabelecida pela plataforma de namoro Tinder. Os usuários encontram um mapa que inclui todas as cidades do país. Eles escolhem onde está o ponto que desejam denunciar e deslizam para cima para dar uma boa avaliação ou para baixo para enviar uma reclamação. “A ideia é que a pessoa especifique não só se o local é bem acessível, mas também se possui amplo estacionamento ou um bom banheiro”, explica.

A ferramenta foi criada com o apoio da Associação Salvador, uma organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com deficiência em Portugal. Até o momento, a plataforma conta com 900 usuários ativos, mais de 1.200 avaliações e quase 200 reclamações legais.

Ricardo Teixeira criou uma aplicação com a qual procura ajudar pessoas com deficiência em Portugal. A ideia é que eles possam sinalizar quando um local está inacessível.

Segundo Teixeira, a resposta das autoridades tem sido tão forte que até receberam o apoio do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e já há intenções de fazer reparações em algumas ruas da cidade.

“Recebemos diversas respostas de prefeitos. Em Lisboa tentaram encontrar uma grande solução, mas não é tão simples porque exige muito dinheiro e demora vários anos para ver as mudanças. É por isso que queremos tentar fazer o maior número possível de relatórios este ano”, afirma.

Teixeira reitera que o objetivo deste projeto não é apenas enviar uma denúncia às autoridades, mas sim realizar um verdadeiro processo de sensibilização
na sociedade.

Na verdade, após o seu lançamento em maio deste ano, já receberam pedidos de informação de diversos países interessados ​​em implementar ideias semelhantes.

Já receberam pedidos de informação de diversos países interessados ​​em implementar ideias semelhantes.

“O objetivo é criar um protocolo para criar esse tipo de aplicações e replicar o projeto em todo o mundo”, comenta.

A motivação da sua equipa e o conhecimento profundo do problema foram essenciais para alcançar estes bons resultados, afirma Teixeira, que reitera a sua mensagem de mirar grande ao iniciar um negócio.

“Felizmente, hoje temos muitas soluções digitais que ajudam pessoas com deficiência. Temos mais serviços para trabalhar online ou freelance em diversas áreas. Hoje em dia as pessoas podem ter mais soluções, há 20 anos não tínhamos nada disto, então hoje não há limites”, afirma.

Sua teoria de sonhar, fazer algo diferente, aplicar e depois ser muito persistente funcionou perfeitamente. Ricardo começou com seis pessoas trabalhando em casa, depois passou a fazer parte de grandes empresas como a Microsoft e atualmente conta com um exército de trabalhadores que apoiam sua ideia de lutar até a exaustão e sempre evitando desculpas.

ANA MARIA VELASQUEZ DURAN
Editorial de Tecnologia
No Twitter: @anamariavd19
*Segunda parte do #UnaAppMeCambióLaVida, iniciativa que visa destacar histórias de pessoas para quem o uso de um aplicativo teve um impacto notável em suas vidas.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."