Ativistas do grupo Climáximo pintam fachada do MAAT para protestar contra a EDP – Economia

Segundo o grupo de activistas ambientais, duas pessoas foram detidas, mas a PSP acredita que a situação ainda está a ser analisada e que os jovens mal foram identificados.

Ativistas do grupo Climáximo vão pintar este domingo a fachada do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, para protestar contra a atuação da EDP na crise climática e a utilização da sua fundação para “lavar a imagem “.

Segundo um comunicado de imprensa do grupo ativista ambiental, duas pessoas foram detidas depois de terem sido abertas na fachada e pintadas com tinta vermelha na escadaria do MAAT.

Contactado pela Lusa, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP anunciou que a situação ainda está a ser analisada e que os jovens mal foram identificados, enquanto aguardam a oficialização das detenções. Em comunicado, o grupo Climáximo acusa a EDP de ser um dos dois maiores importadores de combustíveis fósseis para produzir energia em Portugal e considera a Elétrica “responsável direta pelas mortes e destruição provocadas pela crise climática”, condenando a população a “curta- circuito e catástrofes de longo prazo.

“Lucra ativamente com a crise climática e com o custo de vida, ao mesmo tempo que lava a sua imagem junto de instituições, como a fundação EDP, ou dos objetivos de descarbonização daqui a algumas décadas. Sabemos que as crises que provoca estão presentes hoje e agora na vida”. , portanto, não podemos consentir com a sua normalidade”, referindo-se à porta-voz deste domingo, Ana Maria, citada sem comunicação.

Para estes activistas, é necessário criar um “projecto de paz”, com vista a uma transição justa para os trabalhadores das indústrias poluentes e à garantia dos salários portugueses. O grupo Climáximo recorda que esta foi apenas a terceira manifestação numa semana – depois das intervenções na Conferência Eurogas, no dia 28 de novembro, e na Cimeira Portuguesa das Energias Renováveis, no dia 29 -, assinalando também a celebração, com outras organizações, de um manifestação pela resistência climática, no dia 09, às 14h00, no Saldanha (Lisboa).

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."