Bélgica, França e Portugal, primeiras seleções qualificadas para o Euro 2024

Kylian Mbappé e Cristiano Ronaldo marcaram dois gols cada um para contribuir para as respectivas vitórias de França e Portugal, que garantiram a qualificação para o Campeonato da Europa do próximo ano graças a um registo perfeito nas eliminatórias, enquanto a Bélgica também embolsou o seu bilhete na sexta-feira na Alemanha.

Os franceses, portugueses e belgas precisavam de uma vitória para avançar para o torneio continental e os seus craques fizeram com que cumprissem a sua missão.

Dois golos de Mbappé, incluindo um remate de longa distância para marcar o segundo, permitiram aos Blues derrotar a Holanda por 2-1 em Amesterdão, conquistando a sexta vitória em igual número de jogos no Grupo B.

Mbappé abriu o placar apenas 7 minutos depois, vencendo Lutsharel Geertruida na disputa por cruzamento servido da direita por Jonathan Clauss. A estrela finalmente finalizou com um voleio para vencer o goleiro do Brighton, Bert Verbruggen, que fazia sua estreia pela seleção holandesa.

Este é o 41º golo de Mbappé pela selecção nacional, o que lhe permite alcançar Michel Platini.

A estrela do Paris Saint-Germain aumentou a vantagem aos 53 minutos, fazendo uma dobradinha com Adrien Rabiot na entrada da área, antes de marcar contra o Verbruggen.

Quilindschy Hartman, meio-campista do Feyernoord que disputou sua primeira partida internacional, fez o 2 a 1 faltando 10 minutos para o fim. Foi o primeiro gol marcado pela França na campanha.

A Grécia passou para o segundo lugar com 12 pontos, depois que Giakoumakis e Giorgos Masouras marcaram gols cada um para derrotar a Irlanda por 2 a 0 em Dublin.

A Holanda continua com nove pontos, na terceira posição e com um jogo a menos.

Os dois primeiros de cada grupo avançam diretamente.

CRISTIANO MELHORA SEU RECORDE

Os dois golos de Cristiano permitiram-lhe elevar o seu recorde com a selecção portuguesa para 125 em 202 jogos. Os portugueses venceram por 3-2 a Eslováquia.

Cristiano converteu um pênalti aos 29 minutos, batendo o goleiro Martin Dubravka, que venceu o time visitante, e aumentou a vantagem para 2 a 0.

O avançado Gonçalo Ramos tinha dado vantagem à equipa da casa com um cabeceamento 11 minutos antes.

Depois de David Hancko aproximar os eslovacos na segunda parte, Cristiano recuperou a desvantagem de dois golos quando um cruzamento rasteiro de Bruno Fernandes o encontrou perto do segundo poste.

A ex-estrela do Real Madrid e atual jogador do Al-Nassr da Arábia Saudita levantou-se para celebrar a sua celebração icónica perante os entusiasmados adeptos do Porto. Ele marcou seu sétimo gol em seis partidas de qualificação.

Stanislav Lobotka marcou o segundo gol da Eslováquia aos 80 minutos.

Com três duelos por disputar, Portugal consegue uma colheita perfeita, com sete vitórias e um saldo de golos de 27-2. Este é o melhor desempenho da sua história durante uma qualificação para o Euro.

A Eslováquia foi a primeira equipa a marcar frente a Portugal.

“O objetivo foi alcançado. A primeira parte foi extraordinária e na segunda podíamos ter marcado mais golos”, disse Fernandes.“Participar no Euro é mais um sonho que se torna realidade.”

A Eslováquia segue com 13 pontos, na segunda colocação. O Luxemburgo tem dois, em terceiro lugar, depois de empatar 1-1 com a Islândia, em Reykjavík.

A Bósnia venceu o Liechtenstein por 2 a 0 e está na quarta posição, com dois pontos a mais que os bósnios.

LUKAKU ATINADO

Romelu Lukaku marcou novamente e Dodi Lukebakio marcou duas vezes para a Bélgica, que recuperou de uma desvantagem de 10 para vencer a Áustria por 3-2 em Viena e garantir a qualificação do Grupo F.

Lukaku venceu o goleiro Alexander Schlager e fez o 3 a 0 após receber um passe preciso de Jérémy Doku aos 58 minutos, apenas três minutos depois de Lukebakio marcar o segundo.

O avançado da Roma lidera a tabela de goleadores com nove golos em seis jogos, elevando o seu total internacional para 79.

Lukebakio escapou pela direita antes de atirar de quase nenhum ângulo perto do poste próximo para dar aos Red Devils a vantagem aos 12 minutos. Foi o primeiro golo internacional do avançado do Sevilha.

“Há muito tempo que esperava por estes golos”, disse Lukebakio. “Não poderia ter imaginado melhor momento para marcar os meus primeiros golos pela Bélgica.”

Konrad Lamier aproximou os austríacos aos 72 minutos e a Bélgica ficou em menor número seis minutos depois, quando o médio Amadou Onana foi expulso devido ao segundo cartão amarelo.

Marcel Sabitzer marcou o segundo gol da Áustria de pênalti aos 84 minutos, mas os anfitriões não conseguiram o empate.

A Bélgica somou 16 pontos em seis datas. A Áustria está com três pontos de desvantagem, depois de sofrer o primeiro revés no empate.

A Suécia, inativa naquele dia, está em terceiro lugar, com seis pontos em cinco partidas, e ainda tem pequenas chances de ultrapassar os austríacos.

Na outra partida do grupo, o Azerbaijão venceu por 2 a 1 na Estônia, conquistando a primeira vitória e subindo para quatro pontos.

Os estonianos mantiveram um.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."