Buscam-se soluções inovadoras para o desafio global de cibersegurança

O Banco Santander e a Fundação Oxentia lançam um novo desafio para ‘startups’ e ‘scaleups’ de todo o mundo, no qual serão distribuídos 120.000 euros em prémios

A segurança cibernética é um desses setores em que Davi pode vencer facilmente Golias.. Um único hacker pode colocar em risco os sistemas de TI de grandes empresas: quebrando barreiras de segurança, modificando arquivos, vazando dados… Apenas um piratae muitas vezes jovem, usando pouco mais do que seus talentos, alguns anos de treinamento (provavelmente autodidata) e um laptop.

As grandes corporações sabem disso e muitas vezes buscam respostas para essa ameaça (às vezes inocente e às vezes disponibilizada para grandes organizações criminosas) em pequenos negócios que também se parecem mais com Davi do que com Golias. “Essas empresas geralmente podem adotar uma abordagem mais ágil para aplicar tecnologias e estar mais disposto a experimentar ideias inovadoras, o que acaba por apoiar a criação de um ecossistema mais seguro”, afirma Hazel Diez Castaño, Global Chief Information Security Officer (CISO) do Banco Santander.

É por isso que a instituição financeira lançou, com a Fundação Oxentia, o Santander X Global Challenge / Cyberproteger o futuroum novo concurso iniciantes em volta um dos grandes desafios do nosso tempo: a cibersegurança. É uma iniciativa que já desenvolveram nos últimos anos ligada a outras disrupções ou grandes desafios como cadeia de blocos qualquer a comida do futuro.

“A cibersegurança e os desafios que ela enfrenta estão crescendo exponencialmente. Com isso, os melhores talentos colocam todas as suas ideias à disposição para garantir uma melhor proteção online para a sociedade”, afirma Diego Calascibetta, Diretor Global de Empreendedorismo e Estação Fintech do Santander Universidades. “Com esta iniciativa, do Santander X, queremos contribuir para estes mesmos desafios, fornecendo ferramentas, recursos e visibilidade para que estas ideias possam florescer”, acrescenta

Como nessas outras ocasiões, O Banco Santander e a Fundação Oxentia premiarão três iniciantes e três aumentos de escala (iniciantes que já têm um certo background e procuram financiamento e visibilidade para dar o próximo passo), que vai distribuir 120.000 euros por todos eles. 10.000 euros cada para os três primeiros e 30.000 euros para o segundo.

Mas, como explica Castaño, “o objetivo não é apenas identificar essas iniciantesmas também para os acompanhar ao longo deste percurso, permitindo-lhes atingir o impacto a que aspiram”. Por isso, o prémio não tem apenas uma dotação financeira. Os vencedores terão acesso ao Santander X 100a comunidade global de empreendedores com os projetos mais destacados do Santander X. Da mesma forma, eles poderão apresentar seu projeto à Forgepoint Capital e às equipes de cibersegurança e Fintech Station do Banco Santander, optando por desenvolver um teste piloto.

Startups que queiram participar deste desafio global eles terão que aplicar em seu site oficialantes de 28 de setembro. Mais especificamente, podem se inscrever projetos de onze países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Espanha, México, Portugal, Polônia, Reino Unido e Uruguai. Porque se a cibersegurança é um problema global, as soluções também devem ser globais.

De acordo com os critérios de

O projeto de confiança

Saber mais

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."