Cristiano Ronaldo lidera lista de jogadores de Portugal

Cristiano Ronaldo em treino com a seleção portuguesa. Qatar 2022 será a quinta Copa do Mundo para o “Bug”. Foto: EFE

O atacante do Manchester United, Cristiano Ronaldo, lidera a lista de jogadores que Portugal levará para o Mundial do Qatar 2022, que será o quinto e possivelmente o último da carreira do craque português.

Além de Cristiano, a lista anunciada nesta quinta-feira pelo técnico português Fernando Santos tem poucas surpresas e inclui o atacante do Atlético de Madrid, João Félix, que disputará sua primeira Copa do Mundo.

Cristiano e Felix chegam ao Mundial após uma temporada em que perderam espaço e destaque em suas respectivas seleções.

Santos assegurou que com esta convocatória procurou “maximizar” as capacidades dos seus jogadores e a estratégia perante o campeonato “tanto na dinâmica ofensiva como defensiva”.

“Escolhemos esses 26 e poderíamos ter escolhido outras opções. Mesmo fazendo ligações ao longo dos anos, sempre há dúvidas de última hora. Essa é a base”, acrescentou.

A lista inclui também o luso-brasileiro do Porto, Pepe, que foi uma das grandes incógnitas.

O ex-jogador do Real Madrid sofreu uma lesão no joelho no início de outubro e está afastado dos gramados desde então, levando a especulações de que ele perderá a Copa do Mundo.

Quem está ausente é o atacante Diogo Jota, do Liverpool, que sofreu uma lesão muscular em outubro e emagreceu nas “quinches”.

A convocação de Fernando Santos premia alguns jogadores que fizeram excelentes épocas no seu clube, como o avançado Gonalo Ramos e o defesa António Silva, ambos do Benfica.

Ramos, de 21 anos, é atualmente o melhor marcador da Liga portuguesa, com 7 golos (empatado com o espanhol Fran Navarro, do Gil Vicente) e a referência ofensiva das “águias”, que pode ser uma opção para ultrapassar a ausência do Jota.

Silva, de 19 anos, tem sido fundamental no percurso do Benfica tanto no Portugal como na Europa e foi chamado pela primeira vez pelo Santos.

Ficaram de fora o guarda-redes do Betis, Rui Silva, ou o defesa do Valência, Thirry Correia, que, apesar de constar da lista anterior, não conseguiu entrar na final.

Portugal está no Grupo H do Mundial, juntamente com Uruguai, Coreia do Sul e Gana.

As “quinas” começam no dia 24 de novembro contra Gana, em 28 de novembro enfrentam o Uruguai, seu carrasco na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, e em 2 de dezembro enfrentam a Coreia do Sul.

Antes de viajar para o Qatar, a equipa portuguesa defronta a Nigéria num amistoso no dia 17, no Estádio de Alvalade, em Lisboa.

Cristiano Ronaldo e a lista de jogadores

• Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma).
  • Defesas: Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), Danilo Pereira (PSG), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica), Nuno Mendes (PSG) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund).
  • Médios: João Palhinha (Fulham FC), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (SL Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton Wanderers FC), Otávio Monteiro (FC) Porto), Vitinha (PSG) e William Carvalho (Real Bétis).
  • Atacantes: André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Gonalo Ramos (SL Benfica), João Félix (Atlético Madrid), Rafael Leo (AC Milan) e Ricardo Horta (SC Braga).

Visite nossos portais:

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."