Eleições no Brasil: Lula vence Bolsonaro por 5 pontos e haverá segundo turno

Em uma definição contestada, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silvavenceu no primeiro turno das eleições presidenciais por 5 pontos sobre o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro, mas não atingiu os 50% exigidos por lei e haverá uma votação em 30 de outubro.

Os resultados foram surpreendentes, já que praticamente todas as pesquisas mostraram uma diferença muito mais confortável em favor do líder do Partido dos Trabalhadores (PT). Vários pesquisadores até publicaram uma vitória esmagadora no primeiro turno.

No entanto, ao final de uma contagem agonizante que começou dando a Bolsonaro uma vantagem de até sete pontos, mas depois foi reduzida por quedas, os resultados colocaram o ex-presidente Lula com 48,25% dos votos, contra 43,35% do presidente, com 99% das assembleias de voto apuradas.

Como esperado, o resto dos candidatos estão muito atrás dos principais candidatos. Simone Tebet do Movimento Democrático Brasileiro e Ciro Gomes do Partido Democrático Trabalhista estão pouco acima de 4 e 3 por cento, respectivamente. Os outros sete, entretanto, não ultrapassam 1%.

“Bolsonaro começa na liderança. Aposto: o Datafolha vai (de novo) errar”, escreveu em sua conta no Twitter. Eduardo Bolsonarodeputado federal e filho do presidente, referindo-se ao instituto de pesquisas de maior prestígio do Brasil.

As principais pesquisas de opinião previam há meses uma grande vantagem para Lula e até apontavam a possibilidade de o ex-presidente vencer neste domingo sem precisar de votação no dia 30 de outubro. No entanto, Bolsonaro resistiu e alcançou um resultado que apenas seus apoiadores insistiam em acreditar.

Enquanto, Lula, que até reservou a emblemática Avenida Paulista para comemorar em grande estilo sua vitória em São Paulo, agora terá que lutar por cada voto.

“Os resultados de hoje forçarão Lula a conquistar eleitores centristas e até conservadores de forma mais agressiva nas próximas quatro semanas”, disse Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV), em um tuíte em São Paulo.

Cidadãos brasileiros fazem fila para votar nas eleições de seu país, em Lisboa, Portugal, 2 de outubro de 2022. REUTERS/Pedro Nunes

Bolsonaroex-capitão do exército de 67 anos, tem focado sua estratégia de campanha em valores morais (“Deus, pátria, família”), discurso patriótico e ataques ao seu oponente, que ele descreve como “ladrão” e “ex-prisioneiro”. ‘.

Ele mantém forte apoio entre os evangélicos, que representam um terço do eleitorado, o agronegócio e setores populares que não perdoam o Partido dos Trabalhadores de Lula por seus escândalos de corrupção.

Lula votou em São Paulo (REUTERS/Mariana Greif)

O presidente atacou as urnas durante suas reuniões: garantiu que era preciso medir a temperatura eleitoral na rua, e que nesse caso ganharia de longe.

Seu mandato foi marcado por um manejo turbulento da pandemia que já custou 686.000 vidas, aumento da pobreza e da fome, níveis recordes de desmatamento na Amazônia e ataques a instituições judiciais e à imprensa.

Do seu lado, Lula76, com expectativa de alcançar uma terceira presidência no primeiro turno, apoiada pelas classes trabalhadoras, mulheres e jovens, depois de ter governado o Brasil entre 2003-2010 e ter saído do poder com um índice de popularidade invejável.

Mas Aos olhos de grande parte da sociedade, Lula não conseguiu se livrar da mancha da corrupção. Ele foi condenado e suas condenações foram posteriormente anuladas por motivos processuais em conexão com o escândalo “Lava Jato” envolvendo uma rede de corrupção dentro da petroleira estatal Petrobras.

Se vencer no segundo turno, Lula promete combater a fome no Brasil, tirar o país do isolamento diplomático e acabar com sua imagem de “pária” ambiental devido ao desmatamento maciço da Amazônia sob Bolsonaro.

Cerca de 156 milhões de eleitores também foram convocados para votar no domingo para a Câmara dos Deputados, um terço do Senado e os governadores e assembléias legislativas dos 27 estados.

Jair Bolsonaro sofreu no Rio de Janeiro e aguarda resultado em Brasília (André Coelho/Pool via REUTERS)

Desenvolvimento…

CONTINUE LENDO:

AO VIVO: Acompanhe os resultados das eleições no Brasil
Os votos de Simone Tebet e Ciro Gomes serão fundamentais para definir a votação no Brasil
Lula da Silva: ‘Segundo turno será a primeira oportunidade de ter cara a cara com Bolsonaro’

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."