Espanha e Portugal avançam projetos conjuntos nas áreas da energia e do espaço

MADRID, 6 de setembro (EUROPA PRESS) –

Espanha e Portugal continuam a trabalhar em vários projetos conjuntos relacionados com a energia e o espaço, nomeadamente na criação e desenvolvimento em Cáceres (Extremadura) do Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia.

Precisamente, a Ministra da Ciência e Inovação em exercício, Diana Morant, reuniu-se esta quarta-feira no Porto com a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato, para continuar a avançar com estes projetos e onde também participou na inauguração do Deucalião supercomputador. .

O governo espanhol contribuirá com 75 milhões de euros para a construção e criação do Centro. Destes, 14 milhões destinam-se à contratação de pessoal de investigação no âmbito do Plano Suplementar de Energia e Hidrogénio Verde.

Promoverão também a Constelação do Atlântico, um programa conjunto de observação da Terra que complementará os satélites Copernicus da União Europeia (UE). Este programa, que se insere no Projecto Estratégico de Recuperação Aeroespacial e Transformação Económica (PERTE), prevê o lançamento de 16 satélites, oito para cada país.

O objetivo é melhorar as capacidades espaciais dos dois países e ser útil no controlo e monitorização de situações de emergência como incêndios, cada vez mais frequentes.

SUPERCOMPUTADOR DEUCALIÃO

Morant marcou ainda presença na cerimónia de inauguração do supercomputador Deucalion, no Porto, que contou com a presença do Primeiro-Ministro português, António Costa; o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal; e a presidente da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia, Madalena Alves; entre outras autoridades.

O supercomputador Deucalion é o mais poderoso e avançado de Portugal. Representa um marco importante na rede nacional de computação avançada e permitirá o desenvolvimento de novas aplicações e o avanço do conhecimento em todas as áreas de pesquisa. Também será utilizado para apoiar e promover a inovação em organizações públicas e privadas.

A Deucalion é um dos nós da nova rede europeia de supercomputação, gerida pela EuroHPC, colocando Portugal no grupo de países que participam ativamente no desenvolvimento europeu desta área tecnológica, fundamental para a investigação, inovação e competitividade.

Este supercomputador ficará alojado no Centro de Computação Avançada do Minho (MACC), um dos centros de supercomputação da FCT (Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia).

O Centro de Supercomputação de Barcelona – Centro Nacional de Supercomputação (BSC-CNS) coordena com o MACC a implementação da estratégia conjunta de Portugal e Espanha para a construção da “Rede Ibérica de Computação Avançada”, promovida por ambos os governos. Adicionalmente, o BCS – CNS colaborou no desenvolvimento do MACC com colaboração técnica e formativa.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."