“Ganhar a Liga dos Campeões com o Barça seria incrível”

Ele Barça de futsal quer voltar a ser a grande referência em Espanha e procurará recuperar o terreno perdido na Europa. Com este golo vieram os portugueses Eric Mendonça (21 de julho de 1995, Guadalajara (México)), que, antes de iniciar a Copa da Catalunha, veio ao MD expressar seus sentimentos após confirmar sua contratação como jogador do Barça.

Como você se sente nessas primeiras semanas como jogador do Barça?

Tudo bem, é como vir ao Barça para realizar um sonho. É uma equipa habituada a ganhar tudo e é incrível estar aqui. É um clube que é conhecido onde quer que você esteja. Você está em Barcelona, ​​um dos melhores clubes do mundo. Jogar aqui é um sonho e agora é hora de trabalhar duro. Me acostumo com tudo novo, mas estou muito feliz.

Que objetivos você traçou para este primeiro ano como blaugrana?

Se você está no Barça, você deve tentar ganhar tudo. Também tenho objetivos individuais que não posso compartilhar porque os mantenho comigo até alcançá-los. Quero me acostumar com a dinâmica da equipe, isso é o mais importante. A equipe me ajuda muito. Quem está no Barça sempre quer vencer e ganhar uma Liga dos Campeões com o Barça seria incrível.

No dia do anúncio da sua assinatura, você também era pai, como viveu essa mistura de emoções?

Lembro que estava conversando com o clube enquanto saía a notícia e falei para eles ‘agora vou ser pai, conversamos sobre isso depois’ e eles me disseram ‘mas o que vocês estão fazendo respondendo ?Vá com sua esposa” (risos). Eles estavam anunciando a novidade e eu estava no hospital. Foi muito lindo, com uma mistura de muitas emoções. Vou sempre lembrar disso.

A sua estreia no futsal não foi fácil, com uma doença envolvida, como foi?

Comecei com dores na virilha, mas como brincava pela vizinhança todos os dias, minha mãe não ligava. Achamos que era uma batida ou um desconforto, mas quatro dias se passaram e eu ainda sentia dores. Fomos ao médico e eles disseram para minha mãe que poderia não ser nada ou poderia ser algo muito sério. Então fomos a outro médico. Ele fez um raio X e me disse que eu não poderia mais receber alta do hospital porque estava com uma doença chamada Perthes. Tive que ficar um tempo no hospital e depois em casa, na cama. Foi um processo e tanto, de cadeira de rodas, de muletas, até chegar aqui. Eu tinha entre sete e quatorze anos sem poder jogar até que me demitiram. Disseram-me que eu poderia jogar, mas que tinha que ir aos poucos e agora estou aqui no Barça.

Voltando aos dias de hoje, como você se interessou pelo Barça?

Não foi um processo fácil. Estive no Sporting e tudo aconteceu enquanto jogávamos e lidar com isso não foi fácil, mas é uma coisa desportiva. Quando o Barça chegou, ficou claro para mim que era o único clube pelo qual deixaria o Sporting. Conversei com eles e decidi mudar. Acho que mudar do Sporting para o Barça foi a decisão mais difícil da minha vida. Joguei na filial do Sporting, depois saí e voltei e fiquei cinco anos. Lá tenho amigos que são como irmãos. Além disso, a questão da paternidade também muda tudo. Agora tenho um filho de um mês e meio. Foi difícil, mas estou muito feliz e acho que foi a melhor decisão.

Erick, novo jogador de futsal do Barça, posou para MD

Manel Montilla/MD

Como você se definiria como jogador? Dizem que ele é um jogador universal…

É o que me dizem (risos). Comecei como close-out e acho que sou um close-out, mas posso fazer as outras posições. Na seleção joguei no centro e na ala e no Sporting também joguei na ala. Defino-me como um jogador muito competitivo e que nunca desiste, sou um jogador muito espirituoso.

Você vem cobrir as saídas de dois homens ilustres como Marcenio e Ortiz, como administra essa pressão?

Eu gosto da pressão. Se você joga sob pressão é porque é um jogador de elite. Subir no lugar de Marcenio y Ortiz, que é um jogador que tenho como referência, é algo incrível e há uma responsabilidade. Tenho que continuar trabalhando para que isso seja uma boa mudança.

Como é trabalhar com Jesús Velasco e o que ele lhe pediu?

Ele me pede muito defensivamente, principalmente com a defesa dos pivôs. Ele é um treinador muito tranquilo, que conversa com você sobre tudo sem nenhum problema. Acho que estou conseguindo o que ele me pede.

A lesão de Ferrão é uma má notícia, por que essa derrota é tão importante?

É um golpe muito duro. Ele é um jogador incrível, um centro diferente. Ter uma lesão como essa na pré-temporada é um duro golpe. Tenho pena dele, porque já é o segundo. Eu estava treinando muito, sempre rindo e brincando com todo mundo. A lesão grave que ele sofre é muito difícil, mas ele é um atleta incrível e tenho certeza que vai superar isso.

Você já sabe o que é vencer a Liga dos Campeões, vê o time capaz de voltar a reinar na Europa?

Sim claro. Se olharmos para os últimos anos, há sempre o Barça com o Sporting. O Barça sempre chega para disputar os títulos. Um dos meus objetivos é ganhar a Liga dos Campeões com esta equipa que tem muita qualidade.

Vai assinar uma final Sporting-Barça?

Não, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque se jogarmos contra o Sporting será muito difícil e, em segundo lugar, porque teria de jogar contra os meus irmãos. Eu gostaria que fosse uma partida normal, mas definitivamente não seria. Se isso acontecer, que o Barça vença.