Iceta alerta que se a RFEF não agir contra Rubiales, o CSD

O Ministro da Cultura e do Desporto, miquel icetaalertou esta quarta-feira que se a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) não agir para beijá-lo na boca do seu presidente, Luis Rubialesdeu ao jogador da seleção feminina Jenny linda depois da final da Copa do Mundo O Conselho Superior do Desporto (CSD).

“Eles têm que tomar decisões. Se a Federação não as tomar, o CSD fará”disse à EFE o ministro desde a Índia, onde se encontra esta semana para participar na Reunião Ministerial da Cultura do G20.

O conselho de Iceta surge um dia depois de a RFEF ter anunciado o apelo urgente, esta sexta-feira, a um reunião geral extraordinária para lidar com esse assunto.

Uma assembleia em que o ministro preferiu não antecipar os acontecimentos, ainda que tenha sublinhado que a CSD “todos os mecanismos serão acionados com base nas reclamações já apresentadas, provavelmente nos primeiros dias da próxima semana”.

“Temos um procedimento que permite apresentar reclamações (…) e a partir daí ficam fundamentados os autos”, explicou, explicando que se a Federação não respeitar o seu dever Serão eles que considerarão transferir o caso para o Tribunal Administrativo do Desporto (TAD)..

Neste sentido, o Ministro sublinhou o papel do novo direito desportivoque “pretende proteger estes direitos e obrigar todas as organizações, sejam clubes, federações ou ligas nacionais, a assumirem a responsabilidade pela sua garantia”.

Quando questionada se haviam entrado em contato com Hermoso, Iceta insistiu que Vou ouvir sua opinião sobre o incidentemesmo que ele voltasse a se concentrar na Federação insistindo em sua responsabilidade dar uma resposta “que a sociedade espanhola afirma ser um facto inaceitável”e manchou o momento em que a seleção feminina tocou “o céu”.

O beijo de Rubiales com Hermoso aconteceu na cerimônia de entrega de medalhas da seleção espanhola de futebol feminino no último domingo, momentos depois de se sagrarem campeãs ao vencer a Inglaterra na final da Copa do Mundo organizada na Austrália e na Nova Zelândia graças a um gol de Olga Carmona.