O Torneio A Estrada reúne algumas das melhores seleções juvenis de Espanha e Portugal

A Escola Estrada de Fútbol Base praticamente fechou o cartaz da quinta edição do Torneio Benxamín Concello de A Estrada, competição que acontecerá no dia 25 de maio no Estádio Municipal. Este ano, novamente este torneio contará com a presença de algumas das mais importantes equipas juvenis de Espanha, às quais nesta edição contará com uma presença significativa de equipas de Portugal.

Um dos frequentadores deste torneio é o Real Madrid, time que já venceu o torneio três vezes. Fê-lo tanto na primeira edição como nas duas últimas. Os madrilenos serão mais uma vez uma das grandes atrações desta competição. A eles juntam-se os dois principais clubes das Astúrias, Sporting de Gijón e Oviedo. Outro jogador que se repete no torneio é o Celta, que nesta ocasião está acompanhado pelas camadas jovens do Racing de Ferrol. Também estarão presentes quatro equipas de Portugal. São eles Sporting Clube de Portugal, Benfica, Vitória de Guimarães e Braga.

Isso deixaria apenas duas equipes para fechar. Inicialmente, esses dois locais já tinham dono. De um lado estava o Betis, que já havia aceitado participar. Porém, no último minuto, a equipa andaluza foi obrigada a cancelar. O Depor está numa situação semelhante. Os Coruñaneses são outros presenças regulares neste torneio e contamos com eles, mesmo que a sua presença seja incerta.

Da Escola Estrada, com pouca margem de manobra para fechar uma equipe grande, estudam a possibilidade de reduzir os participantes. Recorde-se que a estas seleções nacionais e internacionais devemos adicionar a equipa local, Escola Estrada, e as que entram no torneio da fase anterior.

Fase preliminar

Os últimos quatro participantes deste torneio sairão de uma fase anterior que já é uma grande celebração do futebol de base galego. Nesta ocasião participam 24 equipas, limite máximo estabelecido pela organização: EF Silleda, EFM Boiro, Union Asados, Bertamiráns, EF Lalín, Pontevedra A, Pontevedra B, Xuv. Oroso, Arosa, Conxo Santiago, At. Fátima, Cd Calasanz, Pabellón CF, Ural CF, A Seca, Choco, Silva SD, Rápido Bouzas, Santa Mariña, Cambados, AJ Lérez, Val Miñor, Victoria CF e Sada.

Entre elas, quatro equipes chegarão à final deste ano e não duas como nas últimas edições. Desta forma dará mais hipóteses de qualificação devido à grande procura por parte das equipas interessadas.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."