Pratos quebrados com preço de Samuel Cueva

Para ele, quebrar a louça lhe rende parabéns e recompensas. Caverna de Samuel continua a aumentar o seu historial. Atirador originário de Siero e residente em Norena Ele acabou de conquistar a medalha de bronze no Campeonato Mundial Junior Trap 5, uma modalidade de tiro ao alvo. Mas não só. Na categoria por equipes, foi proclamado campeão mundial. Os mesmos sucessos que alcançou no Campeonato da Europa e no Campeonato Ibérico disputado este ano, um 2022 que lhe tem sido prolífico em termos de títulos. A esperança para o futuro é clara, embora com apenas 18 anos as obrigações comecem a se cruzar: “Ganhar o Mundial seria espetacular, mas agora quero me concentrar nos meus estudos. Eu não acho que será fácil combinar os dois.”

Samuel Cueva, em sua casa apontando a espingarda. | RBG / IA

E é que apesar dos sucessos, o esporte que Cueva pratica exige sacrifício e dedicação ao mesmo tempo que tem pouca recompensa, além do pessoal. Com os bons resultados que vem obtendo e acumulando há anos, a motivação do Sierense é praticar uma modalidade e um esporte que não tem muito apoio, o que faz com que apesar da expansão de seus palmares mesmo em todo o mundo, esse hobby e a paixão herdada às vezes o força a fazer esforços notáveis.

Samuel Cueva, posando com a medalha com os pais em Portugal. | RBG / IA

Foi o caso, por exemplo, do último campeonato mencionado, disputado no passado fim-de-semana em Mira, localidade portuguesa perto de Aveiro. O simples fato de participar, mesmo que tenha obtido um bom resultado, supõe um adiantamento: “Claro que perco dinheiro. A inscrição para o Campeonato do Mundo foi de 100 euros e o que ganhei ao terminar em terceiro foi isso, 100 euros. cobriu a inscrição. Aí você tem que levar em conta que o dinheiro também é gasto em cartuchos para treinamento, é gasto na viagem. faça isso por hobby.”

É sobre campeonatos. Diariamente nas Astúrias, as infra-estruturas permitem-lhe treinar para assistir a estes eventos, mesmo que tenha de viajar: “Nas Astúrias também há muitos adeptos. Somos muitos membros. O clube de tiro que foi fechado em Nava, foi onde mais treinei. Agora treino no clube Ensidesa em Gijón e no clube José del Valle em Mieres. São os dois que estão no nível profissional. Você não pode treinar em qualquer lugar para ir a um campeonato mundial”.

No seu dia a dia, ele deve levar em conta outra tarefa importante: aliar esporte aos estudos. Ontem, segunda-feira, arrancou em Lugo o primeiro curso do Diploma Superior em Manutenção Aeromecânica: “É o que amo há alguns anos que surgiu esta curiosidade. Os cursos começaram na quinta-feira, mas eu estava no campeonato e Eu me juntei agora. Vou ter que treinar menos, os campos mais próximos ficam a quase uma hora de carro”, disse ele ao LA NUEVA ESPAÑA.

O hobby vem em seu sangue, já que seu pai também era atirador. A Espanha é um país com certa tradição e isso é demonstrado pelos resultados obtidos e dos quais Samuel é o protagonista: “Há muita tradição na Espanha. É verdade que a Itália é o berço do tiro, é onde estão as melhores fábricas de espingardas, mas na Espanha também temos resultados muito bons. Comecei porque meu pai fotografou a vida toda e também ganhou um campeonato espanhol. Vem da minha tradição familiar.”

Embora o tiro tenha uma modalidade olímpica, aquela que Samuel pratica com maior assiduidade, a armadilha 5, ele não participa dos Jogos. É um esporte com particularidades óbvias e que, do ponto de vista externo, é difícil de entender: Astúrias Pratico todas as modalidades, mas não sou tão bom na modalidade olímpica a nível nacional quanto a armadilha 5. Para entender, podemos compará-la ao salto, que tem diferentes variações: salto com vara, comprimento, altura. . Com o golpe, acontece um pouco igual. Embora seja a mesma coisa, não é a mesma coisa”.