Reduzir o impacto ambiental e aumentar a diversidade, grandes desafios de negócios pós-pandemia

A pandemia global tem sido um divisor de águas e uma reflexão para muitas empresas, que reconhecem a importância da sustentabilidade em suas operações e seu impacto no meio ambiente e na sociedade. Nesse sentido, a MCI Spain & Portugal, agência global de marketing e engajamento, inclui em seu último relatório de sustentabilidade uma mudança de tendência nas empresas, demonstrando uman Firme compromisso com a sustentabilidade, diversidade, impacto ambiental e responsabilidade social corporativa (RSE).

“A pandemia, longe de interromper o progresso em sustentabilidade, funcionou como um catalisador para que as empresas reconsiderassem suas abordagens e adotassem medidas mais sustentáveis ​​e conscientes”, diz Rudolf Rannegger, vice-diretor administrativo da MCI Spain & Portugal. “Por isso, da MCI, lançamos nosso Relatório de Sustentabilidade, no qual destacamos nossos esforços para reduzir as emissões de carbono, promover práticas de eficiência energética e adotar tecnologias mais limpas e sustentáveis”, continua- ele.

Diversidade: pilar fundamental para o crescimento sustentável

Uma das tendências mais notáveis ​​no relatório de sustentabilidade da MCI é sua foco na diversidade. A organização reconhece a importância de contar com equipas diversificadas e representativas, o que tem levado à implementação de políticas e práticas inclusivas em todas as suas áreas. “A era pós-pandemia revelou que a diversidade não apenas enriquece o ambiente de trabalho, mas também impulsiona a inovação e o crescimento dos negócios”, diz Rannegger.

Pensando nisso, a MCI tem focado seus esforços na promoção da igualdade de oportunidades, equidade salarial e diversidade em cargos de gestão e liderança. “Adotamos uma política de inclusão que valoriza e respeita as diferenças culturais e sociais dos seus colaboradores e fornecedores”, sublinha o subgerente geral da MCI Spain & Portugal. “Nesse sentido, gostaria de destacar que 68% do nosso quadro de colaboradores são mulheres, sendo que 49% delas ocupam cargos gerenciais”, afirma.

Além disso, para fortalecer ainda mais seu compromisso, a organização decidiu usar o Princípios para o Empoderamento das Mulheres e LGBTIQ+ como um guia para avaliar e melhorar seu programa atual. “Por meio desse processo, buscamos identificar áreas de melhoria, traçar metas futuras e, por fim, nos tornarmos signatários de iniciativas e acordos relevantes para fortalecer nosso trabalho na área de diversidade e inclusão”, diz Rannegger.

Impacto ambiental: carbono zero até 2050

O relatório de sustentabilidade também fornece atualizações sobre o compromisso da MCI em reduzir seu impacto ambiental. Nesse sentido, Rannegger aponta que “desde o final de 2021 migrámos os nossos servidores para a cloud para reduzir a nossa pegada ambiental e agora utilizamos o Microsoft Azure e o Office 365, líderes em sustentabilidade”, e garante ainda que, “neste online, também estamos adotando ferramentas colaborativas, como o Microsoft Teams, para conectar as equipes e reduzir as viagens”, afirma.

Por outro lado, o relatório de sustentabilidade sublinha o impacto positivo destas iniciativas nos principais indicadores da empresa: “O consumo de eletricidade diminuiu 47,5% face a 2021 e a intensidade de CO2 por colaborador diminuiu”. reduzido para 3,07 tCO2/pessoa”.

“Nosso objetivo é nos tornar uma empresa de carbono zero até 2050, comprometendo-nos a eliminar completamente nossas emissões de gases de efeito estufa para ajudar a combater as mudanças climáticas”, diz o vice-presidente executivo.

Pensando nisso, a MCI reforça seu compromisso com a neutralidade carbônica ao fazer parte da iniciativa Net Zero, conduzindo suas operações e eventos de forma neutra, evitando assim contribuir com as mudanças climáticas. “O Net Zero busca equilibrar as emissões de gases de efeito estufa reduzindo e compensando com soluções de captura de carbono de longo prazo”, diz Rannegger.

No final, a MCI faz uma apelando a todas as organizações que ainda não aderiram à mudança para um planeta mais sustentável e socialmente responsável. “A pandemia tem sido um alerta para todos, e é hora de agir com determinação e comprometimento para um futuro mais consciente e respeitoso com o meio ambiente e a sociedade”, conclui o CEO.

*Se você achou este artigo interessante, nós encorajamos você a nos seguir em TWITTER
e subscreva a nossa NEWSLETTER DIÁRIO.

RHdigital

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."