“Somos a chave para a liderança europeia”

COP28 concluída recentemente mostrou que havia muito a fazer na área da sustentabilidade e da necessária transição energética para um modelo económico menos prejudicial ao planeta.

O resultado foi, como noutras ocasiões, insatisfatório dada a urgência que as alterações climáticas exigem, mesmo que a cimeira do Dubai tenha deixado uma ampla gama de tons de cinza em termos de interpretação do que aconteceu estas últimas duas semanas que abrem uma porta à esperança.

O profundo processo de mudança provocado pela emergência climática envolve uma uso intensivo de inovação e tecnologia onde a Europa se vê hoje confrontada com um contexto de reposicionamento global do sector, onde jogadoras países muito poderosos, como os Estados Unidos e a China, estão determinados a manter o ritmo da conquista de tecnologias limpas.

[La COP28 aprueba un acuerdo que promete por primera vez abandonar los combustibles fósiles]

Europa e mais particularmente Espanha e Portugal não querem desistir da batalhaaté porque têm um setor inovador e poderoso nesta área, que fez o trabalho de casa nos últimos anos e que agora decidiu agir e levantar a voz.

“Não fomos ouvidos até agora e queremos ser a voz dos inovadores em tecnologias limpas. “Temos o talento, os negócios e a liderança para aproveitar esta tremenda oportunidade que temos diante de nós.”

Esta é Bianca Dragomir, diretora de tecnologias limpas da Península Ibérica. A representante para Espanha e Portugal da associação reconhece a importância do momento que este sector atravessa e como, mesmo na COP28 – evento em que esteve presente -, foram tomadas medidas que denotam o carácter excepcional deste sector. experiência em termos de inovação e tecnologias limpas.

“Houve uma mudança de discurso. Pela primeira vez ouvimos falar de investimento, de alianças, de como podemos contribuir soluções com escalabilidade e posicionamento“, explica Dragomir.

Bianca Dragomir, diretora de tecnologias limpas da Península Ibérica.

Cleantech for Iberia foi lançado este ano para representar investidores e inovadores pioneiros em tecnologia limpa na Península Ibérica. Sob a sua égide está uma coligação de investidores, scaleups e universidades referências que buscam construir pontes de colaboração entre a comunidade tecnologias limpas e líderes políticos, bem como promover oportunidades de co-investimento nas indústrias do futuro.

A iniciativa é promovida pelo Cleantech Group com o apoio da Fundação Bill Gates Breakthrough Energy, Grupo Zubi e BBVA. Do lado dos investidores também estão presentes Seaya, Net Zero Ventures, Klima, Adara, Axon, Inclimo, A&G e Kira Ventures. Entre os inovadores destacam-se FertigHy, Malta, H2 Green Steel, Plastic Energy, Build to Zero, Rega Energy e, no campo académico, estão a IE University e a NOVA.

[Iker Marcaide (Zubi Capital): “Fundé Flywire en 2009, siempre hay capital para las buenas oportunidades”]

Segundo Dragomir, a Europa, que desempenha um papel de liderança nas energias e tecnologias limpas, precisa que Espanha e Portugal mantenham esta posição no contexto atual.

Embora durante o último trimestre financeiro a diferença no investimento em tecnologia limpa entre a UE e os Estados Unidos tenha diminuído, “A Europa corre o risco de ficar para trás. Para manter a nossa competitividade, é vital desenvolver uma economia forte em tecnologias limpas”, insistem da Cleantech for Iberia.

676 milhões de euros de investimento

“A Península Ibérica é uma superpotência, com uma base industrial sólida, fundos especializados em tecnologias limpas e outros de natureza geral que estão se voltando para este setor. É hora de promover sinergias, conectá-los com inovadores e atrair mais capital internacional”, afirma à D+I.

Os dados apoiam esta liderança. O sector da tecnologia limpa na região registou um crescimento acelerado nos últimos anos. Segundo dados de investimento da Cleantech for Iberia, em 2022 foram investidos 676 milhões de euros em tecnologias limpas ibéricas, seis vezes mais do que nos cinco anos anteriores.

Membros Cleantech para a Península Ibérica.

Com fontes abundantes de energia limpa e barata, como a energia eólica e solar, uma economia de hidrogénio verde em rápido desenvolvimento e uma forte base industrial, Espanha e Portugal têm muitas vantagens competitivas em sectores emergentes, como o aço verde, fertilizantes verdes e armazenamento de energia longa duração.

Nesta linha, Julia Reinaud, diretora sênior da Breakthrough Energyque moderou o debate sobre tecnologias limpas na Península Ibérica no âmbito do Web Summit realizado em meados de novembro, garantiu: “Espanha e Portugal têm todos os ingredientes para se tornarem numa região industrial limpa líder na Europa”.

“No entanto, acelerar essas indústrias exige capital, tecnologia, políticas e alianças. A coligação Cleantech for Iberia, apresentada oficialmente na Web Summit, está pronta para criar este ecossistema colaborativo que irá acelerar a implantação de tecnologias limpas em toda a região. “O caminho para a associação está traçado, resta segui-lo e conjugar as sinergias necessárias para atingir o seu objetivo.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."