Tributação Socios, empresa de reforma tributária, “perdemos o contato”

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

O projeto de reforma tributária apresentado pelo governo em 8 de agosto deste ano propõe a dupla tributação dos sócios plenos que é exagerada, inconveniente e provavelmente inconstitucional.

A forma como os dividendos são tributados é um dos aspectos mais complexos da definição da tributação das empresas. Isso ocorre porque os lucros corporativos estão sujeitos ao imposto de renda e os dividendos são pagos a partir desses lucros.

Nesse sentido, as receitas adotadas pelos países são variadas. Alguns não tributam dividendos (sistema de isenção), como a Colômbia fazia até alguns anos atrás, outros permitem que o acionista tenha crédito sobre o imposto pago pela empresa (sistema de imputação), como o México faz parcialmente, e outros tributam a empresa e tributar os dividendos (split rate system), mas procurando que o imposto combinado pago pela empresa e pelos seus accionistas não conduza a uma tributação excessiva e discriminatória daqueles que fazem negócios através de empresas.

Exemplos deste último sistema existem em vários países europeus.

Nesse contexto, a ideia de tributar os dividendos à alíquota geral aplicável às pessoas físicas (que chega a 39%) em um contexto em que as empresas colombianas estão sujeitas a uma das maiores alíquotas de imposto de renda do mundo (35%), seria implicaria uma taxa efetiva de 60,35%, o que seria totalmente exagerado e claramente problemático.

O curioso é que, olhando mais de perto, as cotas combinadas pagas em nosso país hoje são bastante comparáveis ​​às pagas em vários países membros da OCDE. Por outro lado, aquele que será pago caso a reforma tributária seja aprovada como foi apresentada será o mais alto dentro do referido grupo.

Atualmente, uma empresa colombiana é tributada à alíquota de 35% e os dividendos distribuídos a pessoas físicas estão sujeitos a uma retenção na fonte de 10%, resultando em uma alíquota efetiva de 41,5%.

No México, a alíquota corporativa é de 30% e as pessoas físicas são tributadas à alíquota máxima de 35%, quando as pessoas físicas recebem dividendos podem deduzir o imposto pago pela empresa e também estão sujeitas a retenção na fonte. da empresa, com a qual se atinge um índice de 40,5%.

No caso de Portugal, a taxa das pessoas colectivas é de 21% e os particulares podem pagar impostos à taxa de 28% sobre eles ou pagar impostos à taxa aplicável aos particulares, que chega a 53%, mas pagando apenas mais de 50% dos dividendos. , isso leva a custos efetivos de aproximadamente 41,9%[1].

Verificando-se as informações disponíveis, fica evidente que em nenhum país da OCDE a combinação de alíquota corporativa e alíquota de dividendos será superior à proposta pelo Projeto de Reforma Tributária, 60,35%.[2].

Nesse sentido, a combinação entre a alíquota corporativa e a tributação de dividendos no caso da Áustria é de 45,63%, no caso do Chile 40%, no caso da Finlândia 43, 12% no caso de 51,04% na França, 48,34% na Alemanha, 50,87% no Reino Unido e 47,28% nos Estados Unidos.

O caso dos Estados Unidos também merece atenção especial, pois as empresas privadas geralmente operam por meio de veículos transparentes aos impostos, dando assim um único nível de tributação ao nível do acionista.

Também é importante mencionar que, em comparação com o caso colombiano, não é levado em consideração o efeito do ICA, um imposto que é calculado sobre o lucro bruto da empresa e que também pode incidir sobre os dividendos, pelos quais afecta substancialmente a tributação final das sociedades.

Pelas razões acima, é necessário rever a proposta incluída no projeto de reforma tributária. Además de vulnerar os princípios de igualdade e equidade consagrados em nossa Constituição, a proposta de reforma discrimina de forma excessiva a quienes fez negócios com pessoas jurídicas través de quienes no lo hacen, lo que podría tener un efecto nocivo para el adecuado desarrollo de a economia.

Nesse sentido, a utilização de pessoas jurídicas no desenvolvimento empresarial é essencial para promover a inovação e a formalização, por isso não deve ser punida de forma tão exagerada.