A estação de tratamento de águas residuais de Vigo reúne mais de cinquenta engenheiros da Galiza e de Portugal

A estação de tratamento de águas residuais foi palco da assinatura de um acordo de colaboração entre o grupo de profissionais.

A estação de tratamento de águas residuais de Vigo foi o ponto de encontro de cinquenta e sete engenheiros galegos e portugueses de diferentes especialidades, pois é uma obra pioneira em Espanha para o seu sistema de hidrólise, o que a tornou a primeira na Galiza a utilizar água regenerada, por exemplo, para irrigação . A sua tecnologia tornou-o digno do XI Prémio San Telmo 2019 como o melhor trabalho da engenharia galega.

A visita, organizada pelo Conselho Galego Enxeeras (CGES), também organizador dos prémios San Telmo, culminou com a assinatura de um acordo de colaboração entre a associação galega (agrupando mais de 500 profissionais das associações profissionais galegas de engenheiros agrônomos, estradas, canais e portos, ICAI, engenheiros industriais, mineiros, florestais, navais e oceânicos, bem como de telecomunicações) e a Ordem dos Engenheiros Região Norte de Portugal.

Enrique Urcola, presidente do CGES), explicou que o objetivo do acordo “é compartilhar experiências técnicas entre os dois países, como a visita de hoje à estação de tratamento. Tentaremos estabelecer, pelo menos, um mínimo de duas reuniões técnicas. A próxima será no norte de Portugal”. Por seu lado, Bento Aires, presidente da entidade portuguesa, salientou que “abre-se uma nova página nas relações transfronteiriças entre a Galiza e o Norte de Portugal. Esta assinatura abre uma porta à partilha de experiências e relações profissionais”.