A nova Liga dos Campeões do Hóquei em Patins arranca com 5 espanhóis

Três anos após a vitória do Barça por 7 a 1 sobre o Sarzana, em 16 de fevereiro de 2020, pouco antes da eclosão da pandemia de coronavírus, a maior competição do hóquei em patins retorna ao Palau Blaugrana. Será já amanhã, quinta-feira (19h30), com um Barça-Forte dei Marmi, o primeiro duelo agendado da renovada Champions League, novo nome do torneio organizado pela World Skate Europe (nome da Federação Europeia).

Três anos agitados

A pandemia deixou a edição de 2020 da Liga Europeia deserta, a edição de 2021 foi disputada numa bolha experimental com 9 equipas e a edição de 2022 sem os 12 cacos

Nestes três anos, o hóquei em patins continental passou por uma pandemia (que obrigou à suspensão da edição de 2020), uma edição reduzida disputada em bolha com 9 equipas (no Luso, que o Sporting venceu) e uma ruptura com os 12 mais poderosos clubes (que compunham a EHCA) com a hierarquia da Federação, o que levou ao boicote à edição de 2022, descafeinado, com equipas de segundo escalão (vencida oficialmente pelo italiano Trissino).

uma divisão azeda

Benfica, um “campeão” sem coroa

A cisão das 12 entidades mais poderosas da Liga Europeia agrupadas no seio da EHCA (Associação Europeia de Clubes de Hóquei), que explodiu em setembro de 2021, cristalizou-se na criação, no ano passado, da um novo Champions não oficial chamado Golden Cup, por ocasião do 50º aniversário do Liceo. A competição começou com os 12 clubes mais fortes do continente: Barça, Reus, Caldes, Noia e Liceo da OK Liga; Sporting Português, Benfica, Porto, Braga e Oliveirense; o francês Saint Omer e o italiano Barcelos. O vencedor foi o Benfica, embora o WS Europe não o reconheça como campeão europeu, nem oficioso nem oficial.

Após meses a tentar criar uma nova Liga Europeia de acordo com os seus critérios de organização, a European Hockey Clubs Association (EHCA) acertou com os novos dirigentes da Federação Europeia um torneio mais competitivo, com potencial comercial e mediático.

A nova Liga dos Campeões é disputada por 16 equipas (em 4 grupos de 4 equipas), com os melhores de cada país, que vão disputar a fase regular de casa e fora, e uma Final 8 (em Viana do Castelo, de 5 a 7 de maio ) a que terão acesso os dois primeiros de cada grupo. Uma das peculiaridades é que as partidas acontecem sempre às quintas-feiras.

um mapa estelar

Barça, Liceo, Noia, Reus e Calafell juntam-se aos portugueses Benfica, Porto, Oliveirense, Barcelos, Valongo e Sporting

Barça e Deportivo Liceo participam com plenos direitos na Liga OK, e Reus, Noia e Calafell depois de passarem por uma fase preliminar de qualificação.

As equipas portuguesas serão Benfica, Porto, Sporting, Oliveirense, Valongo e Barcelos. Aos 16 participantes completam-se os italianos Forte dei Marmi, Sarzana, Trissino e Lodi; e o francês Saint Omer.

A jornada inaugural, amanhã quinta-feira, será: Barça-Forte dei Marmi (19h30) -no regresso ao Palau de Marc Gual com os italianos-, Sporting-Barcelos (20h30), Oliveirense-Liceo ( 21h00), Benfica-Calafell (21h00), Sarzana-Noia (21h00), Reus-Saint Omer (21h00), Porto-Trissino (21h00) e Lodi-Valongo (21h00).