Aisha inicia a sua digressão mundial em Portugal e Suécia “Homage World Tour”

Aisha inicia digressão mundial em Portugal e Suécia

Depois de um 2023 deslumbrante onde se apresentou duas vezes no ano passado no Carnegie Hall em Nova York diante de uma casa lotada, além de se tornar, entre outros, a primeira dominicana a tocar na Filarmônica de Berlim na Alemanha, Aisha embarca em seu novo mundo tour “Hommage World Tour” que incluirá o Oriente Médio, África, América Latina, Estados Unidos e Europa. Onde também começa com concertos em Lisboa, Portugal e Estocolmo na Suécia, depois continua com o concerto de Johannes Brahms para violino e orquestra acompanhado pela prestigiada Filarmónica do Qatar em Doha, o concerto número um de Shostakovich para violino e orquestra em Lima, Peru até 2024. temporada da Sociedade Filarmônica de Lima, o concerto para violino e orquestra de Samuel Barber com a Filarmônica de St. Louis nos Estados Unidos, além de eventos na Espanha, Uruguai, México, em Miami, Flórida, Methuen, Massachusetts, África do Sul e os Estados Unidos. Emirados, entre outros.

Hommage é o nome da nova digressão mundial, pois através dos seus concertos em 2024 a violinista prestará homenagem através das suas actuações aos mestres e compositores, dominicanos e internacionais, que marcaram e inspiraram a sua carreira. Em 2023, além de seus dois shows no Carnegie Hall (onde a prestigiada rádio de música clássica nova-iorquina WKCR revisou seu segundo show dizendo entre outras coisas: “A solista Aisha Syed foi incrível, ela tocou impecavelmente”) e sua estreia na Filarmônica de Berlim, Aisha fez sua estreia na Ópera do Cairo, no Egito, onde grandes meios de comunicação, como a Nile TV (vista em todo o Oriente Médio, incluindo Israel), relataram sobre Aisha e seu show neste país, bem como sobre o nacional egípcio. Jornal Al-Ahram que destacou seu show.

Deu um recital em Berna, na Suíça, acompanhada pelo pianista Slava Spiridonov e estreou-se no segundo teatro mais antigo de toda a América Latina, o Teatro Municipal Saavedra de La Paz, Bolívia, interpretando entre outros o concerto para violino e orquestra de P. …Tchaikovsky. A famosa revista Forbes colocou Forbes Life na capa, destacando suas raízes, carreira e posicionamento como latino-americana no mundo da música clássica e nomeando-a como uma das 50 mulheres mais poderosas da República Dominicana em 2023. Da mesma forma, a famosa A revista britânica de música clássica The Strad Magazine destacou sua carreira como violinista latino-americana nos mais importantes teatros da música clássica mundial. Em novembro, Aisha organizou, em colaboração com a Fundação Música para a Vida, a Sexta Clínica Musical patrocinada pelo Banco Popular Dominicano no Teatro Nacional de Santo Domingo e no Gran Teatro del Cibao para cerca de uma centena de crianças e jovens. Aisha, que já se apresentou quatro vezes no Carnegie Hall ao longo de sua carreira, aos 11 anos tornou-se a mais jovem artista dominicana a tocar como solista na Orquestra Sinfônica Nacional, aos 13 tornou-se a primeira latino-americana a entrar no clássico. A escola de música de Londres para crianças prodígios, a Yehudi Menuhin School, e mais tarde recebeu duas bolsas integrais da Guildhall School of Music and Drama (onde estudou a famosa violoncelista Jacqueline Du Prè) e do Royal College of Music (atualmente número um do mundo no desempenho artes de acordo com o QS World University Rankings e onde estudaram os mestres Gustav Holst, Leopold Stokowski e Benjamin Britten). Em 2014, foi empossada como a mais jovem professora honorária da Faculdade de Letras da Universidade Autônoma de Santo Domingo.

A imprensa clássica especializada em veículos de renome mundial como Strings Magazine, New York Classical Review, Frankfurter Neue Presse na Alemanha, El País no Uruguai, The National nos Emirados Árabes Unidos, El Diario na Argentina entre outros, têm destacado o virtuosismo e arte do violinista dominicano. A BBC de Londres colocou-a na sua prestigiada lista Miracle Performances ao lado das estrelas da música clássica mundial e a Radio France em Paris escolheu performances do seu mais recente álbum Heritage na sua lista especial de música clássica. Desde 2015, Aisha atua como embaixadora cultural honorária de seu país natal, a República Dominicana, tornando-se a artista mais jovem a receber este título do poder executivo.

A famosa casa inglesa de violinos Floria Leonhard Fine Violins forneceu a Aisha os lendários violinos Stradivarius para suas turnês mundiais. Aisha dedica todos os seus sucessos ao seu autor, o Senhor Jesus.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."