“Bem-vindo Ronaldo!”, a lenda portuguesa revoluciona Teher

“Bem-vindo Ronaldo!” Os torcedores do futebol iraniano deram as boas-vindas à lenda do Al Nassr, que enfrenta o time local do Persépolis Teerã, duelo possível graças à reaproximação diplomática entre o Irã e a Arábia Saudita.

Sorridente, Cristiano Ronaldo e seus companheiros foram recebidos por gritos de alegria de dezenas de torcedores iranianos ao deixarem o aeroporto Imam Khomeini de ônibus.

• CR7, 38 anos, recebeu um luxuoso tapete persa como presente do presidente de Persépolis.

Grandes bandeiras com a mensagem “Bem-vindo” e a imagem da lenda portuguesa foram penduradas nas pontes rodoviárias da enorme capital iraniana, desacostumada a receber ícones internacionais devido ao isolamento diplomático do país.

-Treinamento cancelado

“É muito emocionante!”entusiasma-se Navid Borhanifar, torcedor de Ronaldo, de 28 anos. Ele disse esperar “uma grande partida entre as estrelas do Al-Nassr e do Persépolis, que tem jogadores experientes”.

O frenesi foi tamanho que dezenas de torcedores invadiram brevemente a entrada do hotel da seleção saudita para tentar tirar foto.

Devido à loucura criada em torno do ídolo, Al Nassr teve que cancelar sua ida ao estádio para um último treino.

Infelizmente, não haverá torcedores na terça-feira no Estádio Azadi, o maior do país com 90 mil lugares, devido a uma sanção da Confederação Asiática (AFC) após a publicação em 2021 de um post polêmico na página do Instagram do Persépolis.

A partida, à porta fechada, será transmitida pela televisão (18h00 GMT).

Até o início do duelo, os jogadores do Al-Nassr serão monitorados por uma “unidade de elite” das forças de segurança, especializada em viagens presidenciais, segundo a página esportiva Varzesh 3.

Entre suas tarefas está “evitar qualquer contato entre torcedores e jogadores” da seleção saudita, especifica o site.

– Recuperação de relacionamento

A partida acontece no início da Liga dos Campeões da Ásia, na qual os clubes sauditas agora aparecem como favoritos após as grandes contratações feitas na última janela.

O Al-Nassr cercou Ronaldo, contratado no início do ano, com o senegalês Sadio Mané e o marfinense Seko Fofana.

A seleção saudita também jogará com o incentivo de vingar a derrota nas semifinais da competição de 2020 para o Persépolis.

Clube mais bem-sucedido e seguido do Irã, o Persépolis foi finalista da competição continental duas vezes, em 2018 e 2020, enquanto o Al-Nassr venceu em 1995.

A partida também tem uma importante dimensão diplomática, pois coloca um clube saudita contra um clube iraniano num campo “parcial” e não neutro, como tem acontecido nos últimos sete anos.

Segunda-feira, 2 de outubro, outro clube saudita, o Al-Ittihad, enfrentará um time iraniano, o Sepahan.

A AFC aprovou estes jogos em agosto, cinco meses depois do acordo para restabelecer as relações entre os dois pesos pesados ​​do Médio Oriente, concluído em março, com a China como mediadora.

• A Arábia Saudita, de maioria sunita, e o Irão, de maioria xiita, romperam relações em 2016, após o ataque às missões diplomáticas sauditas por manifestantes iranianos que protestavam contra a execução de um clérigo xiita por Riade.

A AFC chegou a um acordo, descrevendo o momento como “muito infeliz”, o que permitiu que as seleções dos dois países se enfrentassem em campo neutro.