Esneca Fraga encara a chegada à elite do hóquei em patins com ambição

O projeto nascido há um ano não poderia ter começado melhor, a promoção à OK Liga Iberdrola com uma vitória abrangente, 26 em 26. Agora, Esneca Fraga prepara aquela que será a sua estreia na mais alta categoria nacional do hóquei em patins feminino numa época onde o objetivo será consolidar-se entre os melhores estando o mais alto possível no ranking. A competição terá início no dia 17 de setembro e para chegar o mais bem preparada possível, a equipe que Jordi Capdevila voltará a liderar realizou uma pré-temporada exaustiva que incluiu uma concentração em Seo de Urgel (Lleida).

“Estamos muito entusiasmados, trabalhámos muito para a promoção, fortalecemo-nos bem e queremos muito começar o campeonato”, confidencia o treinador. Após o ótimo desempenho da última campanha, decidiu-se dar continuidade ao bloco e assim perseguir pilares como Jimena Ortiz, que foi a artilheira da OK Liga Plata., e outras personalidades como Regina Flix, Teresa Payá e Paula García. “A maioria já conhecia a elite e acreditamos que é um grupo pronto para competir lá. O projeto não busca se renovar a cada ano, mas sim melhorar”, explica Capdevila. A este respeito, foram feitas quatro adições. De Manlleu, com quem conquistou a Taça da Rainha, veio a guarda-redes internacional com a Espanha Anna Ferrer e do Voltregá, Aina Arxé, que na época 2018-19 jogou pelo Benfica português. Além disso, de Cerdanyola, chega Joana Xicota, bicampeã da Espanha sub 16 e também campeã europeia de clubes sub 17, e aquela que é sua assinatura estrela, Adriana Gutiérrez.

A jogadora argentina de 37 anos tem quatro campeonatos mundiais e três copas europeias em seu currículo. Na Espanha, venceu o campeonato duas vezes e também competiu na França e em Portugal. “Ela é um emblema do nosso esporte, é um prazer e um prazer tê-la conosco e ela nos dará um toque diferencial”, Garantir. “Nós explicamos nosso projeto para ela e ela adorou, ela é ambiciosa e ela realmente quer competir”, diz ela.

No campeonato, vão enfrentar outros treze rivais, todos da Catalunha, onde esta disciplina está enraizada, com exceção do CPLas Rozas, Madrid, Galego Deportivo Liceo e o Telecable HC de Gijón, com o qual Esneca fará a sua estreia no seu pavilhão El Sotet e que Capdevila coloca no grupo dos que estarão no topo da tabela com Manlleu, Vila-Sana e o atual campeão espanhol e europeu, Generali HCPalau. Acontece que para ganhar os dois títulos, eles tiveram que derrotar as mulheres asturianas na final.

“A transição de uma categoria para outra é brutal”, diz Capdevila sobre a diferença entre a segunda e a primeira divisão. Este último “aumentou o seu nível e está a tornar-se mais profissional”. “Há cada vez mais jogadoras que vivem deste desporto, o hóquei feminino ganhou em qualidade e competitividade”analisar.

A recepção que o projecto teve em Fraga, onde já existia o hóquei, mas há algum tempo, é muito positiva. “As pessoas reagem muito bem e na temporada passada muita gente veio ao pavilhão, incluindo muitas crianças”, explica.

Nesse sentido, para que o esporte se fortaleça na cidade de Bajo Cinque, No ano passado, foi inaugurada uma escola com mais de setenta alunos. “O ano passado serviu como uma introdução e neste queremos que eles aprendam coisas mais específicas e joguem amistosos contra outros clubes para que possam ver como é a competição no futuro”, disse ele. “Recebemos muita ajuda da Câmara Municipal e achamos importante que o hóquei continue a ganhar força em Fraga”, disse.