Festival de Música Contemporânea de Navarra 2022 NAK, concerto de encerramento

NAK, o festival de música contemporânea de Navarra, regressa ao concerto acústico para o seu encerramento este sábado. E isso é novo, pois para seus promotores, os componentes do Centro de Música Contemporânea Garaikideak, apreciar as novas tecnologias, trabalhar e investigar com elas e explorar através da música, como fez na última edição a artista sinestésica Miren Karmele Gómez ao pintar as obras deste concerto ou as criações de vídeo e mapeamento do artista Martín Etxauri Txo!? dois anos atrás. “Mas esta edição nos pediu música de tirapara não criar essa atração visual maior do que se pode dar simplesmente vendo os músicos executarem as obras”, confessou ontem a diretora artística, Yolanda Campos. porque neste ‘Do mito ao logotipo’ NAK incentivar a escuta atenta e salvaguardar as tramas de pensamento, pesquisa e criação, “agora mais necessárias do que nunca”. Serão seis obras, cinco estreias mundiais, que serão apresentadas Kuarist e Sigma Project, quartetos de saxofones.

O concerto será precedido por diálogo entre o ensaísta e poeta navarro Ramón Andrés, que inspirou esta edição, e Ignacio Fernández Galindo, cofundador do CMC Garaikideak, jornalista, professor de comunicação e compositor. Será um encontro sobre como a música faz parte do pensamento antigo e atual e como lidar com um conhecimento do espaço ou como entender o que está acontecendo conosco hoje do ponto de vista da matemática, da aritmética, da física do som, da acústica e pensamento estético, que os músicos defendem como autores.

UM TRABALHO COM TRÊS ESPÍRITOS

Kuarist abrirá o concerto e apresentará três obras compostas este ano por membros do Garaikideak: Yolanda Campos, David Cantalejo and Fernandez Galindo. Todos os três, observou o kuarista Sergio Eslava, são baseados na premissa de explorar a mitologia japonesa. “Todos eles, de diferentes perspectivas e estéticas, revelam as possibilidades do saxofone com novas técnicas, com diferentes instrumentos que nos levam aos limites sonoros e técnicos…”. E isso é possível, acrescentou Eslava, através de um esforço colaborativo entre compositores e intérpretes, “para um artista muito gratificante”.

O próximo trabalho, que será realizado pelo Projeto Sigma, chama-se ‘Filomito’, contém três partes e foi composta a seis mãos por Campos, Cantalejo e Fernández Galindo, para eles pela primeira vez. Porque este momento “em que há uma amizade e uma compreensão muito respeitosa” do trabalho um do outro depois de mais de dez anos fazendo juntos em Garaikideak “foi o certo para criar este trabalho”, nas palavras de Fernández Galindo . Assim, em vez de cada um compor sua parte separadamente, trabalharam a peça de forma linear: Campos iniciou uma seção (Altheia) que Cantalejo pegou para ouvi-la e criar a sua própria (Sophia) até que ambas chegaram a Fernández Galindo, que terminou a obra (Saphés). Para que isso fizesse sentido, a comunicação foi contínua entre os três, os sete meses que levaram para compor essa peça de seis minutos.

vai interpretar Projeto Sigmapara quem esta composição “foi mais uma dificuldade em dar homogeneidade interpretativa a uma obra concebida por três mentes”, confessa Ángel Soria, membro do quarteto.

esta formação também interpretará uma peça da compositora convidada deste ano, Inés Badalo, Português nascido em 1989, a quem o NAK pediu para compor uma obra. É Arkhé, título que vem de origem grega. “Composicionalmente, percebemos que ele aprendeu com as obras geradas pelos grandes mestres, e percebemos que o conhecimento se constrói a partir de camadas, de ser influenciado, de ser poroso”.

o último trabalho, ‘Knossos’, é de Alberto Posadas, Prêmio Nacional de Música 2011, e pertence ao ciclo Poéticas do Labirinto. Knossos refere-se à antiga cidade grega localizada na ilha de Creta, onde ficava o Labirinto do Minotauro. A Poética do Labirinto é uma alegoria do conceito de labirinto, obra que se encaixa muito bem com o slogan Do Mito ao Logos.

O evento acontecerá no tribunal do condestável, “Sem dúvida o mais adequado porque refere-se a esta ágora de conhecimento, de reflexão, de escuta”. O que NAK quer alcançar neste concerto.

+ Encerramento do NAK Este sábado, 17 de setembro em Condestable. Às 18h, diálogo com o ensaísta e poeta navarro Ramón Andrés; às 20h00, concerto com entrada gratuita.

Mais informações sobre o Festival de Música Contemporânea de Navarra NAK 2022