Logroño recebe Sinfín no primeiro dia de Asobal

A 33ª edição da Liga ASOBAL 2022-2023 começará no sábado, 3 de setembro, com um clássico catalão no Palau Blaugrana entre o atual campeão Barça e o vice-campeão Fraikin Granollers e terminará no domingo, 4 de junho de 2023.

No caso de Logroño La Rioja, a Liga não começará até quarta-feira, 7 de setembro, porque no fim de semana eles têm que jogar uma partida da EHF Cup, então tiveram que adiar sua primeira partida por alguns dias, no Palácio dos Esportes de La Rioja, contra o Handebol Sem Fim do Santander.

O povo de La Rioja viajará a León no segundo dia, para visitar Ademar, e terá um de seus compromissos mais fortes no terceiro dia, no qual Logroño visitará Granollers; O calendário estabeleceu que o campeão, Barcelona, ​​viajará para a capital de La Rioja já com a temporada adiantada, na 11ª rodada, marcada para 16 de novembro.

Um total de dezesseis equipes e trinta dias de competição, compõem o calendário que foi estabelecido após o sorteio realizado na Sala Juan Antonio Samaranch do Conselho Superior de Esportes de Madri.

Foi um sorteio especial porque a Liga ASOBAL será profissional a partir desta temporada e Albert Soler, Diretor Geral de Esportes do CSD, encerrou o ato dizendo: “A Asobal é especial e por isso demos um passo mais perto do que consideramos esporte e handebol deveriam ser na Espanha; e essa etapa é a profissionalização”.

“Sem os clubes não teríamos o grande trabalho que está sendo feito no esporte hoje e temos que reconhecer que se queremos que a Liga ASOBAL seja uma das duas melhores ligas da Europa e para isso deve ser profissional para que os clubes são mais fortes e que todo o trabalho faz sentido.

O Campeonato será composto por 16 clubes, sendo as duas equipas recém-promovidas a BM. Guadalajara e Club Cisne BM de Pontevedra, e decorrerá ao longo de 30 dias. O último dia da primeira rodada (décima quinta) será realizado em 10 de dezembro. A partir daí, acontecerá a pausa para o Mundial, que acontecerá na Polônia e na Suécia de 12 a 29 de janeiro de 2023.

Nos dias 17 e 18 de dezembro, disputa-se a primeira edição da chamada Supertaça Ibérica, que substitui a Supertaça de Espanha e na qual os campeões da Liga e Taça de Espanha (Barcelona e Fraikin Granolers) e de Portugal (Porto e Sporting Lisboa ) vai participar. ). A competição da liga será retomada no sábado, 4 de fevereiro, enquanto a Copa ASOBAL será disputada de 18 a 19 de março e a Final Eight da Copa del Rey acontecerá de 5 a 7 de maio.

As duas últimas equipes classificadas na Liga serão rebaixadas para a Divisão de Honra Prata, da qual duas equipes serão promovidas e a penúltima disputará um playoff (ida e volta) com a equipe classificada em terceiro lugar na Liga. , 7 e 10 de junho de 2023 .

Vale lembrar que nesta temporada, o Barça, atual campeão, disputará a Liga dos Campeões, enquanto BM Cuenca, Bidasoa Irún, BM Benidorm, Logroño La Rioja e Fraikin Granollers disputarão a Liga Europeia da EHF.