Magnífica exposição de atletismo – Faro de Vigo

Magnífica demonstração de atletismo

Uma exposição impecável e maravilhosa foi a que aconteceu ontem à tarde no coração de Pontevedra. Muitos desportos voltaram a aproximar o atletismo do público com a sétima edição do “Saltar en la Rúa”, uma iniciativa da Sociedade Ginástica de Pontevedra e a colaboração da Câmara Municipal de Pontevedra.

Jean Marie Okutu salta na Praça da Peregrina. | // GUSTAVO SANTOS

Em plena Praça da Ferrería foram apresentadas três modalidades esportivas de salto: o salto em distância, o triplo e o salto com vara.

Com esta atividade, a Ginástica procura, ano após ano, que os residentes e visitantes aprendam um pouco mais sobre esta modalidade e “que se surpreendam com os saltos, especialmente o salto com vara, que sempre atrai a atenção dos mais curiosos pelas alturas alcançadas pelos os atletas”.

Esta nova edição reuniu três dos melhores saltadores do atletismo galego: Jean Marie Okutu, no salto em distância; Luis Fernando Moro no salto com vara e José Alfonso Palomanes no salto triplo. Participaram também dois dos melhores saltadores portugueses do momento, o que confere ao evento um carácter internacional.

Conforme relatado pela Sociedade de Ginástica de Pontevedra, Marina Artemia Pérez, Juan Piñeiro, Celia Fernández, Sergio Coello, Jean Marie Okutu, Ana Rita Silva e Raúl Cortizo participaram do salto em distância.

No salto triplo, Irati Legazpi, Matías Moldes, Uxía Paz, Xoel Otero, Ariadna Gil, Marcos Caldeira, Alba Martínez e Alfonso Palomanes mostraram a sua técnica.

Por sua vez, o salto com vara foi liderado por Marina Artemia Pérez, Nerea Fernández, Manuela Blanco, Lola Bouza, Pablo Fernández, Luis Fernando Moro e Miguel Cajaraville.

Ativo desde 1927

Recorde-se que a história da Sociedad Gimnástica de Pontevedra remonta a 1927, há quase um século. Foi então que aconteceu a primeira de suas atividades esportivas. Nesta primeira etapa, o presidente foi Leonardo Enríquez Rozas. Atualmente é María Rosario Castro Cabezas, que cumpre seu segundo mandato.

Santi Ferrer Alonso, um dos treinadores, destaca que esta actividade “Saltar na rua” já está totalmente consolidada em Pontevedra e que é uma forma de “levar o desporto às ruas para que as pessoas possam ver o que se faz no atletismo”. que historicamente está mais associado à corrida. “Há muitas outras coisas, como especialidades de hipismo”, especifica.

A Sociedade Ginástica de Pontevedra conta com sete treinadores.