Mediapro exporta o seu modelo eSport para Portugal

O avanço imparável dos eSports. A Mediapro, líder em Espanha e uma das maiores organizadoras de competições do mundo através da Professional Video Game League (LVP), está a exportar o seu modelo de eSport para Portugal.

O grupo ficará responsável pela produção da eLiga Portugal, competição oficial de FIFA 21 organizada pela La Liga Portugal sob a supervisão da Electronic Arts (EA), conforme revelam fontes da empresa à EXPANSIÓN. A eLiga Portugal conta com a participação de 17 das 18 equipas que integram a Liga NOS, primeira divisão do futebol português, entre as quais se destacam o FC Porto e o Sporting FC.

A Mediapro gerirá o concurso através da Medialuso, empresa do grupo especializada em produção e que se encarregará da produção audiovisual de todos os programas; e LVP, que ficará responsável pela gestão desportiva e colocará ao serviço do projeto os seus dez anos de experiência na organização de competições de videojogos.

A Mediapro Portugal criou uma plataforma virtual onde serão desenvolvidos todos os programas da eLiga Portugal e que representa “um salto significativo de qualidade face às edições anteriores”. Além disso, a competição também poderá ser acompanhada pela televisão através da rede Sport TV+, onde será transmitido um programa com os destaques de cada dia.

O dia será transmitido na íntegra na plataforma Twitch e na plataforma de streaming da Sport TV. Ambas as versões serão apresentadas pela criadora de conteúdo Marina “Pamufa” Sousa e narradas pelos comentaristas internacionais Alexandre “Archaron” Maia e Bruno “SyFOE” Branco.

A eLiga Portugal, que enfrenta a sua terceira edição, decorrerá entre os meses de novembro e abril de 2021 e testará os melhores jogadores de FIFA 21 em Portugal. A competição incluirá duas temporadas (inverno/primavera) e uma grande final, durante a qual estarão em jogo um prémio total de 50 mil euros e o acesso à fase eliminatória da fase europeia da FIFA Global Series.

“Há mais de 10 anos que organizamos competições de eSports em todo o mundo e para nós é uma honra poder exportar o nosso modelo de sucesso para Portugal”, enfatiza Jordi Soler, CEO da LVP. “A Mediapro Portugal e a LVP dedicaram-se ao projeto eLiga Portugal e temos a certeza que se tornará uma competição de referência entre clubes e adeptos”, acrescenta.

“Para a Liga Portuguesa é uma grande satisfação, mas acima de tudo um grande orgulho, organizar este torneio. O eSport é uma aposta global, cada vez mais bem sucedida, que permite uma maior ligação ao futebol a uma geração jovem que amamos. Incutir uma paixão por este desporto. Há cada vez mais jogadores de eSports e a Liga Portuguesa não poderia deixar de se envolver nesta competição, que acreditamos, será um sucesso. A nossa imensa gratidão às empresas desportivas pela sua participação e disponibilidade, mas também aos parceiros Mediapro e SportTV que, desde o início, compreenderam a importância de uma competição que fosse televisionada”, afirma Tiago Madureira, diretor executivo da La Liga Portugal.

LVP, líder mundial na língua espanhola

A Mediapro é líder no setor de eSports através da LVP, uma das maiores operadoras de competição de videogames do mundo e a maior organização de eSports em língua espanhola. A LVP está sediada em Barcelona, ​​Madrid, Buenos Aires, Bogotá e México, de onde administra as principais competições nacionais da Espanha e da América Latina, incluindo a Orange Superliga ou a Master Flow League, ambas do League of Legends.

A LVP também distribui eventos globais como o European League of Legends em espanhol e administra competições para terceiros como a eLaLiga Santander, a competição FIFA mais importante da Espanha, que acontece há quatro anos para LaLiga e Electronic Arts.

Marcos do LVP

Os eSports bateram recordes de audiência neste ano tão difícil para o esporte. Paralelamente a este crescimento, o LVP alcançou marcos importantes. Em fevereiro, ele chegou ao Equador para lançar a Assault Division, segunda divisão do CS:GO, um mês depois. Em julho anunciou um novo modelo de relacionamento com os clubes, ainda em desenvolvimento, e em setembro lançou uma competição de Valorant na Espanha (Copas Gênesis). Em outubro, a Mediapro anunciou que a LVP voltaria a gerir a eLaLiga Santander para LaLiga+EA e a produção da eLaLiga Santander Fan Cup com os mesmos parceiros. A exportação deste mês do seu modelo eSports para Portugal segue-se ao anúncio da produção da Global Series na América do Sul.

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."