Mulheres e meninas do Estado de Portuguesa recebem reconhecimento pelo seu trabalho em ciência e tecnologia

A Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Fundacite) do Estado Português reconheceu o trabalho de 53 meninas e mulheres do Estado pelo seu trabalho na área científica e tecnológica.

A cerimónia de reconhecimento decorreu nas instalações do Instituto Nacional de Investigação Agronómica de Portugal (INIA), no âmbito das ações promovidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (Mincyt) para comemorar o Dia Internacional da Mulher e das Raparigas na Ciência, comemorado em fevereiro. 11.

No total foram três raparigas, 11 estudantes que participaram em desafios científicos a nível nacional e 38 mulheres cientistas portuguesas que receberam medalhas de honra pelo seu mérito e certificados.

O evento contou com a participação de cientistas de áreas como educação, saúde, tecnologia, comunicações e robótica.

O presidente da Fundacite Portuguesa, Job Jurado, destacou a importância de reforçar as estratégias levadas a cabo pela Mincyt, no que diz respeito à participação de meninas e mulheres no desenvolvimento da ciência.

Nesse sentido, disse que o Programa Nacional de Sementes Científicas resulta num “cada vez maior número de rapazes, raparigas e jovens que testam a sua curiosidade e contribuem para o progresso em áreas científicas antes reservadas a pequenos grupos”.

Sublinhou que um dos maiores sucessos da Revolução Bolivariana é o reconhecimento da mulher venezuelana, inteligente, operacional, inovadora, em todas as áreas da vida.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."