MUMI fortalece laços culturais e profissionais entre as duas margens do Minho ao reunir 200 agentes do setor musical com o apoio da Xunta

Valença del Minho (Portugal), 22 de setembro de 2023

A La Xunta é o principal patrocinador da quarta edição do MUMI-Músicas del Minho, um encontro de intercâmbio profissional que reunirá até domingo 200 profissionais do sector da música em torno de uma programação que inclui encontros, reuniões de negócios, concertos abertos e conferências. A Câmara Municipal galega de Tui e o município português de Valença del Minho tornam-se locais de um evento transfronteiriço que o governo galego apoia como mais um exemplo do seu compromisso de aproximação ao norte de Portugal em todas as áreas.

É neste sentido que falou esta manhã o diretor da Axencia Galega das Industrias Culturais, Jacobo Sutil, que se deslocou à Universidade de Valença del Minho para participar na recepção de boas-vindas do MUMI na companhia de Aitana Cuétara, coordenadora galega do do evento, e Diana Martins, sua homóloga portuguesa, bem como outros porta-vozes das restantes entidades colaboradoras.

O representante do Ministério da Cultura, Educação, Formação Profissional e Universidades definiu o fortalecimento dos laços culturais entre as duas margens do Minho como um “objetivo estratégico indispensável”. Explicou ainda que o MUMI, com apenas quatro anos de experiência, já é uma “ferramenta magnífica” para atingir esse objetivo, especialmente na música.

Para o responsável pelas Indústrias Culturais de Valença, o seu eco espalha-se por toda a Península Ibérica graças ao efeito multiplicador obtido pelos projetos artísticos e contactos que surgem no seio do MUMI.

Programadores e Agências

O encontro MUMI-Músicas do Minho conta com mais de 200 profissionais credenciados do setor musical. Na lista de participantes destacam-se a presença de cerca de meia centena de responsáveis ​​pela programação cultural de concelhos como As Pontes, Padrona, Carral, Cedeira, Póvoa del Varzim ou Matoshinhos, e pela gestão de festivais como Arteficial, Revenidas, 17º Ribeira Sacra. fora. , SonRías Baixas, PortAmérica, Minho Reggae ou Gaia World Music. No setor empresarial estarão também presentes agências como Esmerarte, Correveydile, La Yogurtera ou D’Orfeu Agueda; os salões Mardi Grass e La Posada de la Galicia Imaginaria e representantes de entidades profissionais como Músicas Live ou a Associação Galega de Profissionais de Gestão Cultural.

Todos estes agentes participarão na programação profissional agrupada em torno da chamada Zona PRO, instalada no edifício da Escola Superior de Ciências de Gestão de Valença. Ao longo do MUMI serão organizadas séries de encontros rápidos, sessões de intercâmbio, encontros com artistas ou conferências sectoriais.

Artistas da Galiza e de Portugal

A programação do MUMI inclui 18 concertos e performances, a maioria deles em mostruário Aberto ao público. O outdoor está espalhado ao longo deste fim de semana, combinando vozes galegas com grupos e cantores portugueses. Da nossa Comunidade já participaram grupos como Haberlas Las hay, que abriu com uma ruada en Tui a atividade antes do concerto especial de abertura de ontem; e Xurxo Fernández, Anxo Araújo, Diego Alonso 5Tet ou Mondra se apresentarão hoje, cantora que faz parte do Sonemerxente, primeira edição da aceleradora de projetos musicais organizada pela Xunta e pela Fundação Paideia.

Já na programação do sábado de amanhã, nos múltiplos palcos distribuídos entre Tui e Valença del Minho, ressoarão as propostas galegas de Moura, Antía Muíño ou Lontreira. Do outro lado da linha, grupos como Virgem Suta, Retimbrar, Aníbal Zola ou Expresso Transatlântico actuam durante todo o fim de semana. Ao programa de artistas galegos e portugueses devemos acrescentar a participação dos artistas catalães Alba Careta&Henrio, que chegam ao MUMI graças à colaboração estabelecida com a Hiera Mediterrània de Manresa através de uma acção de intercâmbio apoiada pela Axencia Galega das Industrias Culturais. .

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."