O impressionante palácio barroco que é um dos mais belos de Portugal

O impressionante palácio barroco que é um dos mais belos de Portugal.

Quando você visita Portugal, um dos atrativos que mais chama a atenção é o seu rico patrimônio cultural e arquitetônico. Isto pode ser visto em grandes cidades como Lisboa ou Porto, mas no seu interior existem algumas pequenas cidades bastante encantadoras. Estes escondem cantos mágicos que descobrem um país diferente e onde o viajante pode conhecer a verdadeira essência portuguesa.

Assim, um dos edifícios mais simbólicos do centro de Portugal situa-se no concelho de Vila Real. Nós estamos falando sobre Casa Matheus, um palácio barroco cuja decoração interior e ornamentação estão entre as mais impressionantes da Europa. Hoje a propriedade está nas mãos do Fundação da Casa de Mateusque tem desenvolvido uma intensa actividade cultural, nomeadamente nos domínios da música, da literatura e das artes visuais, através da organização de festivais, cursos, seminários e exposições.

Isso pode interessar a você: A menor cidade da Cantábria: natureza e gastronomia no meio da montanha

A Casa de Mateus, concluída em 1744, é uma viagem pela história de Portugal. Na verdade, está intimamente ligado à criação de Região do Douro demarcada em 1756, tornando-se um dos berços do vinho. O seu conjunto monumental alberga tanto o palácio como os seus magníficos jardins, que testemunham o engenho e o saber do seu arquitecto: Nasoni. “Além do espetacular esplendor da fachada principal e da riqueza da sua decoração, todo o complexo é marcado pela racionalidade da planta e pelo rigor da métrica e da modulação”, explicam no seu site.

Casa Mateus, Portugal (Shutterstock).

Ao mesmo tempo, o interior é marcado por diversas peças como o Salão Nobre, a Biblioteca ou o Museu Religioso. Você pode ver como a passagem de 12 gerações moldou suas paredes. ENTÃO, móveis do século XVI ao século XX e os objetos preciosos contam a história da vida da casa desde a sua origem até à criação da Fundação da Casa de Mateus, em 1970.

Isso pode interessar a você: Guia do Aeroporto de Bilbao: Lojas, Restaurantes e Estacionamento no Melhor Aeródromo da Europa

Da mesma forma, seus quartos abrigam um Coleção de arte, composto por “retratos de época, naturezas mortas ou tradicionais putti italianos. O órgão de tubos que se ouve na Capela e os numerosos instrumentos de época lembram-nos a presença constante da música”, afirmam. Por sua vez, o loja Esta é uma das principais atrações da Casa Mateus. A sua construção original remonta aos séculos XVII e XVI e ainda hoje está em pleno funcionamento.

O jardins Constituem a outra grande joia do palácio. Estas estendem-se ao longo de um eixo central e constituem um paraíso na região. “Se já na entrada estiver lago que surpreende pela sua relação com a arquitectura, o roseiral que margeia a ala sul traz uma particular exuberância cromática e aromática que contrasta com o desenho racional dos canteiros superiores e inferiores”, detalham.

Jardins da Casa Mateus, Portugal (Shutterstock).

No entanto, estes não são os originais. Para aproveitar, basta seguir para leste, onde fica o túnel de cedro e o pomares, que ligam os jardins à área florestal. Isto completa um ecossistema complexo, que respeita os ritmos e condições de equilíbrio ambiental.

Marciano Brandão

"Defensor apaixonado da internet. Amante de música premiado. Totó de café. Estudioso de mídia social ao longo da vida."