Pedro Teixeira (Continental): “Como presunto em Espanha e bacalhau em Portugal” | Negócios

Há poucos dias mudou-se para Madrid para viver pela segunda vez na vida no Porto, onde nasceu há 51 anos, após a sua nomeação como diretor geral da Continental Tires em Espanha. Pedro Teixeira veio com a mulher e dois cães. Seus filhos, gêmeos de 22 anos, permanecem no país vizinho para estudar. Onde você mora melhor? Pedro Teixeira tem dificuldade em responder: “Os dois locais são igualmente bons”, afirma. Por precaução, procure o melhor dos dois: “Como presunto em Espanha e bacalhau em Portugal”. Mas tem saudades do mar portuense e não partilha o saudade dos seus compatriotas “porque é triste”. “E me considero uma pessoa feliz”, diz ele.

Perguntar. Você gosta de veículos ou eles se agarram a você com força?

Responder. Sim muito. Minha paixão por carros vem desde muito jovem. Eu sempre os amei. E quando eu era criança, queria ser piloto. Felizmente, mais tarde tive a oportunidade de estar diretamente ligado ao mundo automóvel na minha carreira, o que é maravilhoso.

Q. Quantos carros você tem?

A. Agora tenho o carro de Espanha continental, acabei de devolver o de Portugal [también sigue dirigiendo la empresa de neumáticos en aquel país], e então minha esposa tem o carro dela e meus dois filhos gêmeos têm o seu. Tenho uma pequena frota na família.

Q. Com que frequência você troca seus pneus?

A. Sempre que precisarem. Isso depende de muitas coisas. Quilometragem, tipo de uso… em um carro pouco usado, como o da minha esposa, trocamos a cada dois anos e meio. Estou esperando.

Q. Quais são seus hobbies?

A. Eu adoro esporte. Quando eu era mais jovem, joguei basquete por muitos anos. E desde que cheguei a Espanha pela primeira vez, em 2012, tornei-me fã do paddle e procuro jogar o meu joguinho todas as semanas. É meu maior hobby. Além disso, tenho dois cachorros e eles são mais que um hobby, ocupam muito do meu tempo e me dão felicidade; os cães te dão tudo.

Q. Quanto tempo livre você tem por dia?

A. Uma boa pergunta. Varia muito, mas procuro ter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. É muito importante ter essa habilidade, porque se não tiver, ambas as partes ficarão ressentidas com você. Tento chegar em casa antes das oito para ter tempo de estar com minha esposa, filhos e cachorros. Jantamos juntos e de manhã tomo café da manhã com minha esposa e saio de casa por volta das 8h15. Com as viagens, as coisas ficam mais complicadas.

Q. Ele diz que está obcecado com seu trabalho, anda pelo estacionamento olha o desgaste das rodas do carro, para quê?

A. Depois de entrar neste mundo dos pneus, você começa a olhar para os pneus dos outros como um tolo. E você pensa no quanto eles são ruins, esse deveria trocá-los… e é isso que fica, está no seu sangue: olhar todos os carros e tentar ver como estão. Acho que não é só uma coisa minha. Cada vez que entra um novato na empresa, converso com ele e digo: você vai ver como daqui a algumas semanas vai começar a olhar os pneus da estacionamento. É completamente normal que isso aconteça.

Q. Qual é o seu fim de semana ideal?

A. O ideal é um fim de semana tranquilo, com a minha família e entes queridos e que possa aproveitar para descansar um pouco. O ideal seria um passeio matinal com minha esposa e cachorros na praia. Agora, em Madrid, será difícil. Aproveito também para descansar e recarregar baterias, o que é essencial para mim. Adoro sair para jantar com a minha mulher e também aproveito para ler, o que gosto muito e para o qual tenho pouco tempo. Para assistir aos meus jogos de futebol, da equipa que me está no sangue, o Porto, e jogar os meus jogos de paddle.

Q. Você tem problemas para desconectar?

A. Uma das coisas que me permite ter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tem a ver com isto. Sou muito claro: uma vez em casa, estou em casa. Deixo o celular de lado e procuro focar na família e manter as coisas separadas para não trazer problemas de trabalho para casa e vice-versa. Faz muito tempo que cuido dessa parte para não confundir as coisas. Não há nada que você possa resolver às 9 horas da noite que não possa resolver às 8 horas da manhã do dia seguinte.

Q. Você tem estresse?

A. Qualquer pessoa com um nível de responsabilidade semelhante ao meu sempre enfrentará algum estresse. Mas, em última análise, é algo com o qual você aprende a lidar. Você se conhece, sabe como sua cabeça está girando e cria ferramentas para colocar as coisas em perspectiva. Sou uma pessoa bastante pragmática. Sim, estou estressado, mas sei como administrar e manter tudo sob controle.

Q. E você tem a receita para dar aos seus colegas?

A. Conte até 10. E se isso não for suficiente, conte até 20. Em última análise, o estresse vem de não ser capaz de pensar que precisa fazer alguma coisa. Bem, acalme-se. Conte e experimente. Tudo está resolvido na vida.

Você pode ver as últimas entrevistas 'Depois do trabalho' aqui

Acompanhe todas as informações Economia E Negócios Em Facebook E Xou em nosso boletim informativo semanal

A agenda de cinco dias

As cotações económicas mais importantes do dia, com as chaves e o contexto para compreender o seu significado.

RECEBA NO SEU E-MAIL

Suzana Leite

"Estudioso de viagens do mal. Totalmente viciado em café. Escritor. Fanático por mídia social. Estudante amigo dos hipsters."