450 remadores, para conquistar o Minho

Com cinquenta edições, as águas do Minho acolhem amanhã sábado a quinquagésima primeira edição da Descida Internacional do Minho, que este ano se realiza pela primeira vez em setembro, o que explica um ligeiro decréscimo no número de participantes. No entanto, o caráter internacional do evento está garantido com a participação de 450 canoístas de 39 clubes galegos e portugueses, outras regiões da Espanha, Argentina e Uruguai.

Nesta ocasião, a prova competitiva decorre a partir da popular, que decorreu há um mês, na data habitual, por ocasião da remodelação das instalações do Clube Kayak Tudense; um pedido que remonta há 20 anos e que foi acolhido, ontem, durante a apresentação do evento, que contou com a presença do autarca de Tui, Enrique Cabaleiro; o secretário geral de esportes da Xunta, José Ramón Lete; a assistente esportiva, Gorka Gómez; o prefeito de Esportes de Tui, Rafael Estévez, e seu homólogo de Salvaterra, Edgar Martínez; o presidente da Real Federação Espanhola de Canoagem, Javier Hernánz; e o presidente do Tudense Kayak Club, Diego Piña.

Justamente, o adiamento do evento para setembro possibilita algumas alterações na organização, como o horário de saída dos barcos, que é antecipado para as 17h30 de Salvaterra. O macho K1 o fará desde a costa espanhola; o K1 feminino e canoas do lado português, e o duplo C2 e K2 da água. Vinte minutos antes, os participantes do modo de remo começarão. Assim, a chegada à meta dos remadores está marcada para as 18h30, em frente às renovadas instalações do Kayak Tudense.

O dia terminará com a entrega de prémios às 19h30, para a qual alguns nomes já soam como favoritos, como Franco Balboa e Lara Feijóo no K1, Jaime Duro no C1, Carmen Vilar e Tania Fernández no K2, Manuel Busto e Diego Míguez em C2 e Leticia Piña e Rubén Millán em K2 misto.

Além de detalhar os meandros do evento e saudar a obra de remodelação do clube – nas palavras do presidente do Kayak Tudense, “finalmente temos instalações dignas para os nossos atletas” – as autoridades que estiveram ontem na apresentação agradeceram o trabalho do clube tudense, carreira de canoístas de alto nível, como é o caso do rei Rodríguez, “que nos últimos anos tem sido um dos melhores atletas da seleção espanhola”, estimou o presidente da Real Federação Espanhola de Canoagem .