A espanhola Alpha vai testar os seus drones A800 e A900 durante um exercício da NATO em Portugal

sociedade espanhola Sistemas Não Tripulados Alfa participarão com seus drones A800 Sim A900 -seu último modelo- em exercício Representante Mus 22organizado pelo OTAN durante a segunda quinzena de setembro em águas portuguesas.

Estas são as manobras militares aliadas mais importantes nas quais participam experimentalmente sistemas não tripulados navais, aéreos, de superfície e submarinos. Liderado pelo Marinha Portuguesao exercício decorrerá entre a península de Tróia e Sesimbra.

Como parte do plano de preparação para este exercício, a Alpha realizou a integração de seus drones com o sistema Iris da também espanhola GMVuma interface que permite a integração de sensores e plataformas na rede de comando e controle e inteligência, facilitando sua interoperabilidade com outros sistemas e meios C4ISR (Comando, Controle, Comunicações, Computadores, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) nacionais e aliados. A integração e a interoperabilidade alcançadas foram validadas sob a supervisão do Subdirecção-Geral de Planeamento de Tecnologia e Inovação (Sdgplatina) do DGIA.

“Com essa integração, as capacidades do UAVs de Alpha e produtos de várias cargas úteis associadas (principalmente em inteligência de imagem –Eu sou-), podem ser roteados pelo sistema IRIS para serem operados e monitorados em diferentes postos de comando e facilitar sua utilização em diversos cenários operacionais”, explica Alpha.

As plataformas A800 (MToW < 14 kg) e A900 (MToW < 25 kg), projetadas especificamente para uso no setor de Defesa e Segurança, evoluíram para o setor naval onde suas capacidades foram reconhecidas com sua aquisição por marinhas de países da OTAN como o marinha grega. O fabricante destaca que “as capacidades derivadas de sua confiabilidade, robustez, alta capacidade de carga e geração de energia em voo permitem trabalhar com uma ampla gama de cargas úteis inteligentes, tanto ativas quanto passivas. , além de atuar como observador, designador e distribuidor de carga ativo.

O sistema Íris desenvolvido pela GMV no âmbito do programa Raptorporque o Sdgplatin da DGAM oferece uma alta capacidade de interoperabilidade ISR baseada em padrões Majiic2 (Coalizão de Interoperabilidade e Vigilância de Inteligência Conjunta Multi-Inteligência de Todas as Fontes) usado na OTAN.

Representante Mus

O objetivo de Representante Mus é demonstrar a capacidade tecnológica e operacional atual e potencial da OTAN e das várias nações aliadas no campo de sistemas não tripulados, bem como a experimentação e desenvolvimento de sistemas C4I com o apoio das indústrias participantes. Deve-se notar que, pela primeira vez, a Aliança desenvolverá doutrina tática sobre o uso de veículos não tripulados em operações navais.