Coreia do Sul avança para as oitavas de final com meta de redução

RAYAN, Qatar (AP) – Os jogadores da Coreia do Sul formaram um círculo no meio-campo e olharam para vários celulares que mostravam os minutos finais de outro jogo que definiria seu destino na Copa do Mundo.

Eles já haviam cumprido sua tarefa ao derrotar Portugal de Cristiano Ronaldo por 2 a 1, graças ao gol de Hwang Hee-chan no primeiro minuto dos acréscimos.

Mas eles tiveram que esperar ansiosamente. Para se classificar para as oitavas de final, eles dependiam de o Uruguai não conseguir marcar um gol contra Gana no outro jogo do Grupo H, que faltava seis minutos para o fim.

Nas arquibancadas do Education City Stadium, milhares de torcedores sul-coreanos também estavam entretidos em seus telefones. Alguns oraram. Outros estavam chorando, como o capitão Son Heung-min.

Em alguns momentos, ele iria começar as comemorações.

A Coreia do Sul passou para a segunda fase de forma espetacular e acertou o terceiro colocado Uruguai no saldo de gols em uma das partidas mais loucas da fase de grupos nos 92 anos de história do torneio.

“Foi como um milagre”, disse o atacante sul-coreano Cho Gue-sung.

O próximo adversário? Nem mais nem menos que o Brasil na próxima segunda-feira.

Os sul-coreanos pareciam fadados a se despedir do torneio até que seu astro Son recebeu um passe em profundidade e disparou para cima no primeiro minuto da prorrogação, passando a bola para Hwang, que finalizou com um toque rasteiro.

Quando aquela partida terminou com uma vitória por 2 a 0 para o Uruguai, garantindo o segundo lugar na tabela para a Coreia do Sul, os jogadores vibraram de alegria.

O Uruguai venceu Gana por 2 a 0, resultado que garantiu o segundo lugar para a Coreia do Sul. Portugal qualificou-se de antemão e ficou em primeiro lugar no grupo.

A Coreia do Sul terminou com quatro pontos, a mesma quantidade do Uruguai. Mas os asiáticos marcaram quatro gols contra dois da Celeste.

“Nós nunca desistimos”, disse Son com os olhos lacrimejantes. “Demos o máximo e algo mais, sacrificando-nos, e isso permitiu-nos obter o resultado.”

Com o placar de 1 a 1 e após escanteio português, Son agarra a bola e começa a galopar em direção ao gol adversário. Vários jogadores portugueses agarraram-no, mas o avançado do Tottenham teve a esperteza de lançar um cano para deixar a bola servida a Hwang, cujo remate bateu o guarda-redes Diogo Costa.

Hwang, que entrou como reserva em sua primeira partida nesta Copa do Mundo, tirou a camisa e mostrou a musculatura. Eles ainda tinham cinco minutos para jogar.

Ao apito, Son – chorando de alegria – e outros sul-coreanos desmaiaram no gramado. Paulo Bento, técnico português da Coreia do Sul, observou pacientemente os últimos minutos do jogo Uruguai x Gana de um túnel. Ele não pôde acompanhar seus jogadores, pois cumpriu suspensão após ser expulso no jogo anterior.

Hwang perdeu os dois primeiros jogos no Catar devido a uma lesão muscular na perna esquerda, mas voltou aos 69 minutos. Ele deu a entender seu objetivo a um dos assistentes técnicos: “Você vai fazer algo grande”.

Ricardo Horta, parceiro de Cristiano Ronaldo no time titular, deu a vantagem a Portugal aos cinco minutos, após acertar um cruzamento do lateral-direito Diogo Dalot de primeira.

A Coreia do Sul está empatada em 27 com a ajuda de Cristiano. Um escanteio atingiu as costas do capitão português e Kim Young-gwon acabou finalizando a bola perdida ao fundo.

“O que conseguimos é especial, estou muito orgulhoso dos meus companheiros de equipe”, disse Son.

“Chegar às oitavas de final era o nosso objetivo. Deixamos tudo para cada jogo. O futebol é um esporte imprevisível.

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."