Em Portuguesa promovem a aprendizagem das neurociências nas instituições de ensino

Um total de 179 meninos e meninas da escola primária “Amadio Márquez”, localizada no município de Guanare, estado de Portuguesa, participaram da oficina “Neurociências no Esporte” promovida pela Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da Região (Fundación Portuguesa).

Durante a atividade, os alunos do 5º e 6º anos aprenderam, através de atividades dinâmicas, os conceitos básicos da neurociência e a importância que desempenham na prática das modalidades desportivas.

A neurociência consiste no estudo e compreensão do funcionamento do cérebro, do sistema nervoso e dos processos relacionados à mente, que permitem grandes avanços na medicina, na psiquiatria, na psicologia e na educação em geral.

Nesse sentido, o objetivo dessas ações é promover o estudo da neurociência e suas contribuições para o sistema de saúde, por meio de estratégias que permitam compreender o que é, suas aplicações, sua tecnologia e seus benefícios para o corpo humano.

O papel da neurociência no esporte fortalece a preparação física do atleta, auxiliando-o a enfrentar melhor as situações decisivas de uma competição. Além disso, ajuda a compreender as relações entre o cérebro humano e as capacidades motoras do corpo de um atleta.

A oficina “Neurociências no Esporte” faz parte do Programa Nacional Semente Científica, promovido pelo Ministério do Poder Popular para a Ciência e Tecnologia (Mincyt), em todo o território nacional, com o objetivo de promover o estudo da ciência e da tecnologia entre os meninos. , meninas e jovens do país, para contribuir para o fortalecimento das políticas educacionais venezuelanas.

Com informações da Fundacite Portuguesa.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."