Espanha e Portugal fundarão um Centro Internacional de Investigação para o Atlântico

Telde (Gran Canaria) (EFE).- Espanha e Portugal vão promover a criação de um Centro Internacional de Investigação para o Atlântico (AIR Center, em inglês) sediado nos Açores, a partir do qual promoverão estudos em áreas como atmosfera, espaço , oceanos, alterações climáticas, energia ou TI.

Representantes dos dois países reuniram-se esta manhã na sede da Plataforma Oceânica das Ilhas Canárias (Plocan), em Telde (Gran Canaria), para avaliar como podem reforçar juntos, através deste centro internacional “distribuído”, o seu compromisso com a ‘I+D+’. i e gerar sinergias de trabalho entre suas respectivas equipes.

O diretor da Agência Canária de Investigação, Inovação e Sociedade da Informação, Manuel Miranda, sublinhou que o encontro permitiu “lançar as bases” de um projeto que “reúne iniciativas científicas e tecnológicas realizadas nos arquipélagos”. “Atlântico”.

“Das Ilhas Canárias trazemos as nossas propostas em astronomia e astrofísica e a nossa força na investigação oceanográfica e nas energias renováveis”, disse Miranda,

A colaboração hispano-americana será estabelecida a partir de todos os arquipélagos, conforme explicou o secretário do Mar, Ciência e Tecnologia da região dos Açores, Gui Menezez, que sublinhou que “o Centro AIR funcionaria a partir destas ilhas como uma rede com vários pólos localizados em diferentes lugares do Atlântico.

A criação do centro, de iniciativa portuguesa, visa implementar “uma nova era de desenvolvimento, de ciência e de tecnologia, através da colaboração em questões que dizem respeito a todos, como as alterações climáticas, atualmente em cima da mesa”.

Por seu lado, o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Paulo Ferrão, definiu setembro como o momento em que “será encerrada a agenda científica que estará pronta com os líderes dos Açores, da Madeira e das Canárias”. .

“Em 2018 serão criados centros específicos deste grupo internacional para que ao longo deste ano estejamos na linha da frente com um serviço competitivo”, a favor dos novos fundos que serão criados “para a cooperação Norte-Norte. . “-Norte dos próximos anos”, enfatizou Ferrão.

E o interesse do AIR Center é expandir-se no futuro “para Cabo Verde, Angola, Brasil, África do Sul, entre outros”, sublinhou.

O secretário-geral da Ciência e Inovação do Ministério da Economia espanhol, Juan María Vázquez, comemorou a criação do “maior projecto de investigação realizado no Atlântico”, uma iniciativa que “reuniu os institutos de investigação do Norte, Médio e Atlântico Norte. e para o sul no quadro da cooperação em torno de objectivos comuns”.

Em Espanha, os centros participantes neste projeto são, entre outros, “Plocan, o Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias, o Conselho Superior de Investigação Científica, o Instituto Espanhol de Oceanografia e as duas universidades das Ilhas Canárias”.

Vázquez comemorou “este grande projeto para o Atlântico”, que, embora Espanha e Portugal sejam os motores, “já despertou o interesse de outros países como o Brasil, a China, a Índia e a Agência Espacial Europeia”. EFE

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."