Fundação ONCE lança ‘Cilifo SOS’, uma aplicação de sensibilização para a prevenção de incêndios florestais | Líder em informações sociais

A Fundação ONCE acaba de lançar a aplicação gratuita ‘Cilifo SOS’, disponível em espanhol e português para dispositivos Android e Apple, que visa sensibilizar para a prevenção de incêndios florestais e transmitir as necessidades das pessoas com deficiência.

A aplicação, que se insere no projeto europeu Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (Cilifo), disponibiliza ainda informação sobre incêndios no sul de Espanha e Portugal através de fontes verificadas e facilita a comunicação com os serviços de emergência.

O Cilifo é um projeto europeu liderado pela Junta de Andaluzia que visa promover a prevenção e o combate aos incêndios florestais, e desenvolve-se no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal (POCTEP).

A parceria da iniciativa é constituída por organismos públicos, entidades e associações, tanto a nível local como regional, que desenvolvem competências muito específicas no território da área de cooperação Alentejo-Algarve-Andaluzia e, mais precisamente, ao nível da conservação e protecção do ambiente, património cultural e natural, especialmente no combate a incêndios florestais e emergências ambientais, com larga experiência neste sector.

Assim, incluem a Agência de Meio Ambiente e Água da Andaluzia (Amaya) da Junta de Andaluzia; a Estação Biológica de Doñana, dependente do Conselho Superior de Investigação Científica; Fundação ONCE; o Instituto Nacional de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (INIA); as universidades de Cádiz, Córdoba, Huelva e Évora; a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL); as câmaras municipais de Castro Marim, Loulé, Monchique e Tavira, bem como a Delegação da Fundação da Fundação Finnova.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."