La Jornada – Incêndios violentos devastam regiões de França e Portugal

Paris. Os locais fuertes y el tiempo cálido y seco estaban frustrando os esfuerzos de los bomberos ingleses para conter um incêndio florestal forte que se estendeu aos bosques de pinos na região de Burdeos el sábado por quinto dia consecutivo, um de varios incendios que abrasan Europa this semana.

Um dos piores foi em Portugal, onde o piloto de um avião de combate a incêndios morreu na sexta-feira quando seu avião caiu durante uma operação no nordeste do país. Esta é a primeira morte no combate aos incêndios em Portugal desde o início do ano, que esta semana deixou mais de 160 feridos e obrigou centenas de outros a evacuarem.

A temporada de incêndios atingiu partes da Europa mais cedo do que o normal neste ano, depois que uma fonte termal excepcionalmente seca deixou o solo vulnerável a chamas que as autoridades atribuem às mudanças climáticas.

À medida que o incêndio francês se aproximava das áreas povoadas, alguns dos 11.000 evacuados da área descreveram medo e incerteza sobre o que encontrariam quando voltassem para casa. Imagens compartilhadas por bombeiros mostraram chamas atravessando uma massa de pinheiros e fumaça preta se espalhando pelo horizonte.

Os bombeiros concentraram seus esforços no sábado no uso de caminhões de bombeiros para cercar vilarejos em risco e salvar o maior número possível de casas, disse o supervisor de operações de combate a incêndio da França, Charles Lafourcade, no local.

Cerca de 3.000 bombeiros apoiados por aviões-tanque estavam lutando contra as chamas no sul da França, disse o presidente, e a Grécia enviou equipes de bombeiros para ajudar.

Os bombeiros franceses conseguiram conter um dos piores incêndios durante a noite perto do resort de Arcachon, na costa atlântica, popular entre turistas de toda a Europa, informou o serviço de emergência regional no sábado.

No entanto, ele lamentou que “condições climáticas difíceis” tenham frustrado os esforços para conter o maior incêndio da região, que eclodiu na cidade de Landiras, ao sul de um vale nos vinhedos de Bordeaux. Procuradores regionais suspeitam de incêndio criminoso.

Os dois incêndios queimaram pelo menos 9.650 hectares (23.800 acres) de terra nos últimos dias.