Madeira quer dinamizar a sua economia com startups e sistema de pagamentos

Um arquipélago no meio do Atlântico procura startups e talentos tecnológicos para impulsionar o seu crescimento económico. Os empreendedores da Web3 estão migrando para esta região.

O arquipélago português da Madeira tem sido elogiado pela sua beleza natural, mas o envelhecimento da sua população e a necessidade premente de uma economia mais diversificada levaram o seu governo local a explorar tecnologias emergentes, como a blockchain.

Segundo Rogério Gouveia, secretário financeiro do governo regional da Madeira, as empresas emergentes de tecnologia representam quase 30% das empresas da Zona Franca da Madeira, uma zona económica especial que oferece vantagens fiscais às empresas, como uma das taxas mais baixas de imposto sobre as sociedades . na União Europeia e isenção de imposto sobre ganhos de capital para empresas elegíveis.

“Para as empresas que pretendam estabelecer-se na região, o principal incentivo fiscal encontra-se na Zona Franca da Madeira ou Centro Internacional de Negócios. Esta zona oferece um regime fiscal preferencial, limitando a taxa de imposto sobre as sociedades a um máximo competitivo”. este não é um paraíso fiscal. Este regime funciona dentro de um conjunto estruturado de regulamentos e está sujeito a auditorias rigorosas por parte das autoridades fiscais nacionais e da Comissão Europeia”, disse Gouveia ao Cointelegraph na Madeira Blockchain Conference.

A ilha portuguesa da Madeira. Fonte: David Pogue/Pixabay

Uma das empresas por detrás do ecossistema Web3 da Madeira é a Yacooba Labs, uma empresa de desenvolvimento de software que utiliza tecnologia blockchain para soluções de bilhética, abordando questões como mercados secundários sobrevalorizados e fraude de bilhetes.

Além disso, os incentivos fiscais da Madeira são conjugados com outras iniciativas destinadas a mudar o foco da região do turismo para uma economia baseada na tecnologia, incluindo uma ênfase na educação em tecnologia da informação nas escolas locais. Isto contrasta com os 50% de analfabetos na ilha na década de 1970.

O Secretário Regional das Finanças da Madeira, Rogério Gouveia, fala sobre os esforços da região para atrair startups e talentos tecnológicos.

A Madeira também está a trabalhar numa rede de pagamentos que irá ligar os comerciantes locais e simplificar o câmbio para os turistas. Embora ainda esteja em fase de estudo de viabilidade, a rede provavelmente utilizará a tecnologia blockchain para permitir que os turistas carreguem e utilizem um cartão de débito em todo o arquipélago para todos os produtos e serviços. O mesmo sistema de cartões será utilizado para agilizar as operações governamentais, incluindo o pagamento de benefícios sociais, como subsídios, aos residentes.

“Queremos ver se este modelo é viável. Estamos a usar a Madeira como laboratório para esse modelo, da mesma forma que a região foi usada no passado para testar outras tecnologias”, disse Gouveia, acrescentando que ao longo do tempo para Durante décadas, o arquipélago serviu também para validar outras tecnologias em Portugal, como o 4G e a televisão por cabo.

O Cointelegraph esteve no terreno durante a segunda edição do Madeira Blockchain 2023, que decorreu entre 30 de novembro e 1 de dezembro. A conferência reuniu empresas Web3 de todo o mundo que estão moldando os modelos de negócios e tecnologias de amanhã.

Esclarecimento: As informações e/ou opiniões expressas neste artigo não representam necessariamente as opiniões ou linha editorial do Cointelegraph. As informações aqui apresentadas não devem ser consideradas conselhos financeiros ou recomendações de investimento. Todos os investimentos e movimentos de negócios envolvem riscos e é responsabilidade de todos fazer as pesquisas necessárias antes de tomar uma decisão de investimento.

Os investimentos em ativos criptográficos não são regulamentados. Podem não ser adequados para investidores de retalho e todo o montante investido pode ser perdido. Os serviços ou produtos oferecidos não se destinam nem são acessíveis a investidores em Espanha.

Filomena Varela

"Desbravador do bacon. Geek da cultura pop. Ninja do álcool em geral. Defensor certificado da web."