A casa do Guedes também

O futebol português vive momentos turbulentos depois da investigação aberta por Autoridades fiscais esclarecer uma série de transferências marcadas pela evasão fiscal. Sede das três equipas mais importantes do futebol português, Benfica, Porta E Sporting Lisboaforam registrados por policiais e funcionários de órgãos públicos.

No total, foram realizadas mais de seis dezenas de buscas. Nem todas ocorreram na sede do clube, mas também ocorreram em escritórios de advocacia, contadores e residências particulares. Isto foi confirmado pelo Departamento Central de Pesquisa E Ação criminosa Português através de uma declaração.

Uma das residências privadas registadas é a do futebolista Gonçalo Guedes. O actual jogador do Benfica, depois de ter sido emprestado pelo Wolverhampton, foi um dos afetados, segundo noticiou o jornal português Na bola. O motivo é que o Tesouro suspeita de irregularidades durante sua transferência para o PSG em 2016.

Iván Marcano, arrependido após oportunidade perdida no Porto – Inter de Milão da Liga dos Campeões 2022/2023

Reuters

Para realizar as buscas correspondentes em vários locais do país, as autoridades portuguesas contaram com a colaboração de membros da Guarda Nacional Republicana, organização semelhante à Guarda Civil espanhola.

O Ministério Público informou que suspeitava há quase uma década de “crimes de fraude fiscal qualificada, fraude à segurança social e branqueamento de capitais” ligados a transferências de jogadores. O “pagamento de comissões e os circuitos financeiros em que participaram os intermediários” também são alvo de investigações.

Segundo indicaram, as irregularidades nas transferências teriam ocorrido entre 2014 e 2022 e sublinham que têm uma “forte dimensão internacional”. Além disso, sublinham que teriam sido gerados benefícios próximos dos 60 milhões de euros.

Clubes colaboram

Duas das equipas mais importantes afetadas por esta investigação, Porto e Benfica, reconheceram através das suas redes sociais que registaram as suas instalações. Além disso, ambos ressaltaram que estavam dispostos a colaborar na operação, chamada 'Fora de jogo'e que está em funcionamento desde 2020.

Durante os quase três anos de investigação, foram realizadas mais de uma centena de buscas, nomeadamente a clubes, agentes de jogadores de futebol, advogados e jogadores. Entre eles destaca-se o registo da morada do referido Guedes ou Iker Casillas, quando era sócio do Porto.

Além disso, também teriam sido colocadas em destaque várias transferências internacionais, como a de Bruno Fernandes, com a saída do Sporting Lisboa para o Manchester United, ou a de Raphinha para o Leeds United.