Castiello Golf Club busca marco em Portugal

“Vamos tentar fazer o nosso melhor e isso obviamente é tentar vencer.” Os asturianos Miguel Díaz-Negrete Palacio, Pablo Alperi e Dani Granda, liderados por Miguel Díaz-Negrete Sanz, representarão a Espanha no Campeonato Europeu Interclubes de Golfe que terá lugar em Tróia, Portugal, de 26 a 28 de outubro. Eles defenderão o escudo do Castiello Golf Club, entidade que lutará pelo título pela quinta vez. “É motivo de orgulho e enorme mérito que com apenas 800 associados estejamos mais uma vez entre 21 países que disputam a vitória”, comenta o capitão, também pai do único jogador que participou nas quatro edições continentais anteriores.

A passagem para o Campeonato Europeu começou em Sevilha. O Castiello Golf Club acertou em cheio depois de ser campeão espanhol na capital Sevilha com a mesma equipa a viajar para Portugal, mais Alberto Fernández López, que vai torcer pelos companheiros a partir de casa, já que o formato do torneio continental é reduzido a apenas três. jogadoras. “Foi a primeira vez que vencemos o campeonato nacional fora das Astúrias. Nas edições anteriores (2002, 2007 e 2015) conseguimos em Castiello”, sublinha Miguel Díaz-Negrete Sanz. Aos 73 anos, o veterano do grupo é quem acalma os nervos e regula a ambição do único clube asturiano que disputou, até agora, um Campeonato da Europa. “Não se esqueçam que o golfe é o desporto da humildade”, repete aos seus alunos, visivelmente impaciente por começar a jogar em Tróia.

A ligação da família Díaz-Negrete ao Castiello Golf Club vai além do esporte. “Os meus avós, por parte de pai e de mãe, são sócios fundadores”, afirma Miguel Díaz-Negrete Palacio, filho do capitão e natural de Gijón de 44 anos, que alia o desporto à profissão de arquitecto técnico. Joga golfe desde os oito anos, foi bicampeão espanhol de nível médio amador e conquistou o único título nacional da seleção das Astúrias. “O nosso melhor resultado no Europeu foi o quarto lugar. Vencer agora em Portugal significaria fazer história. Seria um passo muito importante”, afirma.

O mais jovem do grupo é Pablo Alperi, a grande promessa do golfe asturiano e, provavelmente, jogador profissional daqui a alguns meses (a região conta atualmente com apenas dois asturianos no circuito profissional, García-Heredia e Iván Cantero). Gijónés, de 20 anos, está no clube há seis, foi campeão absoluto de pitch and putt da Espanha, é titular nas seleções nacionais e já participou do Europeu com a seleção espanhola sub-18. “Cuidado com os ingleses, eles têm dois muito briguentos, mas vamos vencer. Se não tivermos essa mentalidade, por que vamos jogar então”, resolve entre os sorrisos cúmplices dos companheiros. Este é o perfil mais energético.

O último a chegar a Castiello foi Dani Granda González. Avilesino, 30 anos, com uma formação única. “É o meu primeiro ano aqui e acolheram-me como uma verdadeira família”, conta que, depois de começar com os bastões aos oito anos, decidiu fazer uma pausa para experimentar o paddle. Nesta modalidade foi tetracampeão absoluto nas Astúrias, mas… “Voltei ao golfe, comecei a levá-lo mais a sério e estou feliz por ter conseguido ganhar a oportunidade de disputar este Campeonato da Europa”, admite que combina birdies com seu trabalho na empresa de golfe Pemesa Fluid Engineering. “Sabe qual é o segredo para o clube voltar à Europa? O grande nível que existe entre esses três jogadores e tantos outros que disputaram contra eles em uma área tão complicada como Castiello. capitão.