O nome “María” no futebol salvadorenho

No dia da celebração do nascimento da Virgem Maria, é lembrado o seu nome presente no futebol salvadorenho. Jogadores e equipes

Para a fé cristã, neste dia 8 de setembro, o nascimento de Santíssima Mariamãe de Jesus e da humanidade.

Hoje no CANCHA lembramos alguns jogadores notáveis ​​da história do Futebol salvadorenho que levam o nome de “Maria”, bem como times de futebol.

Quem diria que Notre Dame inspirou pais, proprietários e diretorias a lembrá-la no nosso futebol.

José Maria Rivas. Nascido em 1958, o falecido “Mandingo” foi um atacante formidável na Liga Principal de Futebol e também na própria Selecta. Dotado de grande dinâmica e talento para o golo, José María Rivas é nada menos que um dos goleadores históricos dos azuis e brancos (19 golos). Eles o lembram com muito carinho no Independiente de San Vicente, sua cidade natal, e também no Altético Marte. Ele também fez o mesmo pelo falecido Cojutepeque, quando era um líder formidável na Primeira Divisão. Foi médico da seleção de 2006 a 2013. Um de seus gols mais marcantes pela Selecta foi o feito na Costa Rica, de grande qualidade e estética. Faleceu em 2016. Saudações aos céus por este dia José María Rivas Martínez, um atacante sensacional.

Orlando Meléndez Campos e Félix Pineda observam a ação em que prendem José María Rivas, num Águila-Independiente. Foto: EDH/Arquivos

José Maria Batres. Nascido em 1965, “Chema” Batres foi um dos grandes redutos de Luis Ángel Firpo no final dos anos 80 e início dos anos 90. Distinguiu-se como um excelente defesa-central e também jogou pela seleção sénior, embora apenas por alguns jogos. . José María Batres também vestiu a camisa do Fuerte San Francisco, hoje na Primeira Divisão, e também do Municipal Limeño. Fez parte de um formidável grupo de defensores da equipe do Usuluteco, onde também se destacaram figuras como Cárcamo Batres, Geovanny Trigueros, Miguel Estrada e Agustín Gámez. Um defesa-central de notável porte, com bom posicionamento e liderança.

Doce Nome de Maria. Este é um time da categoria ADFA, um degrau abaixo das três divisões do futebol profissional de El Salvador. Joga no Complexo Dulce Numéro, no município homônimo de Chalatenango, norte da capital. Além disso, a festa do “Doce Nome de Maria Santíssima” acontecerá no dia 12 de setembro, por isso lembramos que a referida cidade celebra nestes dias.

Clube Esportivo de Assunção. Foi um time que disputou a segunda divisão do futebol profissional de El Salvador. O campo onde jogaram era em Anamorós, La Unión. Jogaram no Complexo Esportivo José Eliseo Reyes. A equipa desapareceu em 2015. Segundo as fontes consultadas, a equipa nasceu em 1977 e constituía uma saudável fonte de entretenimento para um dos concelhos mais orientais da República. Embora não seja chamada de “Maria” como tal, a fé cristã lembra a Assunção de Maria ao céu como um dos mistérios do Santo Rosário. A sua ligação é, portanto, irrefutável.

Clube Esportivo Guadalupano. É uma equipe ativa dentro da ADFA, assim como Dulce Numéro de María. Esta equipe do Guadalupano joga no estádio municipal Nueva Guadalupe, município de San Miguel. Outra equipe que, assim como a extinta Assunção, deve seu nome à devoção mariana à Virgem de Guadalupe, padroeira do México e de todo o continente americano.

Santiago nomeia Maria futebol El Salvador nascimento virgem
Santiago. Acima: Miguel Escamilla, Ever Hernández, Mario Castillo, Carlos Medrano, Eduardo González e Miguel Paniagua. Abaixo: Rubén Bueno, Abraham Vásquez, José Alberto Volpe, Gilberto Quinteros e Joaquín Ventura. Foto: Arquivos

Forte Guadalupano. Outra equipa da ADFA que disputa um “derby” com o CD Guadalupano. Jogue no campo El Amate em San Miguel e represente El Amate Township.

São Tiago. Um time com muita história no país, nada menos que um dos mais antigos de El Salvador, fundado em 1917. O nome do time se deve ao município de Santiago de María, município de Usulután. Santiagueño foi campeão da Major League na temporada 1979/1980. Na seguinte, terminou em segundo lugar após não conseguir defender o título contra o Atlético Marte. Por Santiagueño passaram nomes como Mario Castillo, Francisco Osorto (DEP), Eraldo Correia, Gilberto Quinteros, Ever Hernández, Miguel Paniagua, Joaquín Ventura, entre outros.

Mas a Virgem Maria no futebol é muito salvadorenha? por nada. Existem times no mundo que levam esse doce nome: María Linda (Guatemala), Santa Maria (Brasil), SC Santa Maria (Cabo Verde), Inter de Santa Maria (Brasil), Alumni de Villa María (Argentina), Santa Maria FC. (Portugal), Maria da Fonte (Portugal), Unión Santa María (Chile), UD Santa María (Guiné Equatorial), Sta. Maria Apparente (Itália) e muitos outros. Entre os jogadores, a lista é interminável.

Direta ou indiretamente, a influência da Virgem Maria não está presente apenas nos municípios de El Salvador e nas suas históricas festas patronais, mas também tem a sua participação nos nomes dos jogadores e equipas de futebol. Uma herança cultural e de fé com todas as letras.

Festival Los Farolitos em Ahuachapán 2023
Yulissa Natali Chachagua Martínez, 6 anos, representa a Virgem Maria. Este altar foi colocado no centro escolar Primero de Julio de Ahuachapán. Foto EDH/Jonatan Funes

Filipa Câmara

"Estudante. Fanático apaixonado por álcool. Praticante de TV. Desbravador do Twitter. Solucionador de problemas."