O que é a fragata portuguesa? Uma espécie presente nas praias de Guayabitos, Nayarit – El Occidental

A Direcção Geral de Proteção ao Cidadão e Bombeiros, alerta para a presença da fragata portuguesa, também conhecida por “água má” na praia de Guayabitos, concelho de Compostela, que flutua à superfície das ondas, arrastada pelas correntes e o vento, uma vez que não possui meios próprios de propulsão. Eles conseguem formar grandes grupos, às vezes até mil indivíduos.

Pode lhe interessar → Dois orangotangos, uma espécie em extinção, nascem em Guadalajara

A agência em causa salientou que a espécie surgiu esta quinta-feira e que houve duas pessoas com picadas, por isso alerta que as atividades aquáticas no mar devem ser evitadas.

Recomendações da Proteção ao Cidadão e Bombeiros

Da mesma forma, recomenda-se caminhar na areia com sandálias, para evitar a área onde as ondas quebram, pois seus restos podem se acumular ali e se você se deparar com uma fragata morta, não a toque, pois suas toxinas.

No entanto, se for picado por uma, a proteção do cidadão aconselha que saia imediatamente da praia, procure ajuda de um nadador-salvador, ou mesmo dirija-se a uma unidade de saúde, também alertam os banhistas para não utilizarem água doce, pois pode causar inchaço na área afetada.

O que é a fragata portuguesa?

o caravela portuguesatambém conhecida por fragata portuguesa, água má, garrafa azul ou falsa água-viva, é uma espécie da família Physaliidae.

Esta espécie é normalmente encontrada em Mar abertoem todas as águas quentes do planeta (especialmente nas regiões tropicais e subtropicais dos oceanos Pacífico e Índico, bem como na Corrente do Golfo do Atlântico).

Como reconhecer uma fragata portuguesa?

O Homem de Guerra Português tem aparência de água-viva, porém, é um organismo colonial cujos indivíduos se especializam em manter viva a colônia. Eles são um grupo de hidróides que compartilham o trabalho. De um lado está o pneumatofone , que é a parte flutuante; por outro lado o gastrozóides , que são responsáveis ​​pela digestão da colônia); o dactilozoides, que detectam e capturam presas; e finalmente o gonozoides que tratam da reprodução.

Recomendamos → Zoológico de Guadalajara: mais de 200.000 visitantes são esperados durante as férias

Uma vela gelatinosa de 15 a 30 centímetros o ajuda a percorrer os oceanos empurrado pelos ventos, marés e correntes marítimas, enquanto um grande número de tentáculos pendem do corpo central, que servem para capturar presas e estendidos podem medir até 50 metros , embora geralmente tenham uma extensão de 10 metros.

• Assine nosso serviço de Telegram
  • Assine nossa edição digital