Oleiros nacionais e internacionais expõem a sua arte no coração de Valladolid

Feira de Cerâmica e Olaria de Valladolid Ele já está aqui. Designers de Valladolid, das restantes províncias de Castela e Leão, de outras regiões de Espanha e até de França ou Portugal reúnem-se no Paseo Central del Campo Grande para a 45ª edição desta feira que se tornou um evento anual de cerâmica. trabalhadores.

É um dos eventos por excelência destas datas festivas na localidade de Pisuerga e ninguém perde este belo passeio rodeado de arte por todo o lado. A feira, organizada pela Associação de Cerâmica de Valladolid (Aceva), começou esta quinta-feira, 7 de setembro e continuará até o próximo domingo, dia 10.

Inicialmente ninguém queria perder e já era possível ver centenas de pessoas passeando pelas 51 barracas que o compõem. O Vereador do Comércio, Mercados e Consumo, Víctor Martín, garantiu estar “muito feliz” com esta inauguração e que está “satisfeito” com o trabalho realizado. Da mesma forma, convidou “todos” a virem desfrutar das diferentes representações castelhanas e leonesas que estão em cada mesa.

Além disso, destacou que é também uma feira de “entretenimento”, uma vez que estão incluídas oficinas para crianças e adultos. Não faltam sorteios para todos os clientes. Durante esta inauguração esteve acompanhado, além dos membros da sua corporação municipal, pelo presidente da Associação de Ceramistas de Valladolid, Carlos Jimeno.

Jimeno anunciou uma das grandes novidades que prepararam para este ano e é que estão a construir a árvore com mais pinhões de Espanha, em cerâmica. “Construímos um pinheiro que fica na parte das oficinas”, conta.

Uma obra que vem do ceramista Daniel Serna Sigüenza, ceramista de Valdestillas. A intenção que têm é fazer um recorde do Guinness e, para isso, precisam de «mais alguns», além de o apresentarem ao júri.

Por outro lado, foi convocado em Valladolid um concurso internacional de cerâmica, que durou «quatro anos sem ser convocado». Destaca-se pela sua presença internacional com a participação de países como México, Índia, Inglaterra ou Egito.

O coração de Pucela está repleto de cerâmicas de várias regiões de Espanha como Saragoça, Bilbao, Barcelona, ​​​​Astúrias, Pontevedra, Madrid, Ciudad Real, Teruel, Badajoz, Jaén e Toledo. Além disso, os expositores afirmam claramente que as peças são “únicas”, feitas com “muito amor” e prontas para encantar os cidadãos que hoje percorrem o Paseo Central de Campo Grande.