Técnico português Renato Paiva demite-se do Bahia no Brasil

O técnico português Renato Paiva renunciou ao cargo de técnico do Bahia do Brasil em meio à pressão dos torcedores e aos maus resultados no campeonato local, informou o clube.

Paiva, de 53 anos, “apresentou um pedido de demissão” do cargo que ocupava desde dezembro passado, informou a “Esquadra” em comunicado divulgado quarta-feira à noite.

Os portugueses chegaram ao elenco nordestino após uma breve passagem pelo León de México (maio a novembro de 2022) e depois de guiar o Independiente del Valle, do Equador, time revelação na América do Sul nos últimos anos, na conquista do campeonato local em 2021.

Antes dos “Matagigantes”, dirigiu a segunda equipa do Benfica de Portugal (2019-20).

O Bahia, que faz parte do City Group, empresa de propriedade majoritária dos Emirados e dona do Manchester City, teve um desempenho inconsistente que atraiu fortes críticas dos torcedores.

Em abril conquistou o Campeonato Baiano, torneio estadual da Bahia, mas no Brasileirão teve um desempenho ruim. Atualmente, a equipe luta para permanecer na primeira divisão.

No retorno à Série A, o “tricolor baiano” ocupa a 16ª colocação (21 pontos em 22 jogos), o último salvo da zona de rebaixamento.

Paiva fez um total de 51 partidas, com 20 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, obtendo apenas 49% dos pontos disputados.